sexta-feira, 19 de junho de 2015

Você não é quem pensa que é

Voltando à questão de usar o poder da felicidade, pergunto: se é tão fácil, tão simples ser feliz, porque vocês não são? Porque não conseguem se libertar das contrariedades? Porque não conseguem se libertar dos pequenos ou grandes incômodos? Muito simples: porque vivem o que a mente cria.
Esse é um detalhe que precisa ser entendido. Vocês se consideram uma personalidade, uma persona, mas a personalidade que você realmente é não é esta que conhece. A sua verdadeira personalidade tem muito pouco a ver com a personalidade que hoje, durante a vida humana, acredita ser.
Alguns chamam a sua verdadeira personalidade de eu superior, de espírito ou alma. Não importa o nome. O importante é saber que há uma personalidade que não é aquela que você acha que é. Aquele que acha que é, que conhece e reconhece como você, é um elemento produzido pela sua mente. Vou falar rapidamente sobre esta questão.
Vamos dizer que você se considera uma personalidade que possui o nome de José. Acredita ser uma pessoa que possui determinado padrão emocional e determinado padrão mental que vivencia uma determinada história.
Isso não é real, isso não verdadeiro, esse não é você. Tudo isso é uma criação da sua mente. Aquele padrão emocional, mental e aquelas histórias não é sua, não foram criadas e nem vividas por você. Quem criou e vive tudo isso é a sua mente.
Porque digo isso? Vamos tentar entender?
Ao longo dos últimos quinze anos só falamos de mente. Portanto, existe muito material à disposição de vocês. Por este motivo não vou falar profundamente sobre determinados assuntos relativos à mente. Se quiserem, este material está disponível. De qualquer maneira, algumas noções sobre ela temos que citar neste trabalho.
O que é uma mente? Já fizemos esta definição: a mente é um geradora de consciências. Mente é um elemento que tem a capacidade de gerar consciências.
O que é uma consciência? Tudo que você sabe, que vê, que sente, que percebe. Tudo aquilo que você vive como sendo um eu ou como ser, estar ou fazer alguma coisa, não é vivido por você, mas trata-se de uma consciência gerada por uma mente.
Por exemplo. Aqui neste momento existem dois seres humanos. Eles acham que estão aqui, mas isso é irreal. Eles não estão aqui. Eles estão recebendo através da mente a consciência de estar. A ideia de estar. Esse conhecimento é fundamental para aquele que quer usar o poder da felicidade.
Como disse, o poder de ser feliz é íntimo do ser. O poder de gerar felicidade, paz e harmonia para si mesmo, é íntimo do ser. Portanto, não pode estar na mente. Se mente é um gerador de consciências e se ela não tem a paz e harmonia em si, as consciências que gera não possuem paz e harmonia.
Esse é o primeiro detalhe que aqueles que pretendem gerar felicidade para si precisam entender. Tudo que é gerado pela mente não possui a felicidade. Porque? Porque a mente não é um ser. Ela é um elemento e não um ser e por isso não possui felicidade para viver.
Eis aí o primeiro motivo pelo qual vocês não conseguem viver a felicidade, gerar felicidade para si mesmo: porque se confundem com a mente. Porque acreditam que são o que a mente diz que são. Acreditam que estão vivendo aquilo que a mente diz que estão vivendo. Acompanham as consciências geradas pela mente. Por estes motivos não conseguem colocar paz e harmonia na vida de vocês.
Esse é o primeiro elemento que temos que ter em consciência. Se seguimos a mente, nunca encontraremos a paz, a harmonia e a felicidade. Para realmente poder viver feliz, é necessário que você compreenda que todas as consciências com as quais convive não são você nem a sua vida, mas apenas uma criação mental, uma posição do mundo mental.

Pai Joaquim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.