segunda-feira, 8 de junho de 2015

O sofrimento escondido

Quem está presa à ideia de que não está caminhando para frente é a mente. É ela que criou isso. E se houve uma criação mental neste sentido, isso não é verdade ou realidade, mas provação para o espírito. Também não é mentira: é só prova.
Portanto, quando a sensação de não estar caminhando para frente vier, dia a ela: ‘não sei se deveria estar ajudando ou não. Sei que não estou. Isso é fato, está acontecendo. Se amanhã começar a ajudar, ótimo; se não ajudar, ótimo também’.
Sabe o que acontecerá se fizer isso? Começará a viver em paz consigo mesmo e com isso certamente estará caminhando para frente. Enquanto não disser isso a si mesmo, imaginará que realmente está se sentindo mal porque precisa fazer alguma coisa e não consegue. Com isso realmente não caminhará para frente já que viverá em sofrimento.
Pior: acredita quando a mente, para me responder, diz que não está sofrendo por causa disso. Acredita quando ela afirma que é apenas uma vontade, um desejo, um ato de amor pelo próximo.
Viu como sua resposta é falha, como ela foi criada apenas para encobrir um sofrimento? Sim, existe um sofrimento no que está vivendo, mesmo que a mente tenha um discurso que diga que ele não existe, porque houve uma contrariedade. Sempre que há algo que nos contrarie, há um sofrimento, mesmo que a mente não classifique o que está sendo vivido dessa forma.
O que a mente não lhe deixa ver é que na sua vivência há um egoísmo. Por isso a intenção de ajudar o outro não pode ser considerada como amorosa, altruísta, ou seja, como algo importante para a elevação espiritual. Sofre quando não se consegue fazer o que quer é a prova de que não existe amor na intenção de ajudar o outro, mas de um egoísmo, de uma vontade de satisfazer a si mesmo.
Só que este egoísmo não está presente só na sua última fala, mas vem desde o início de nossa conversa onde disse que precisava fazer algo pelo seu lado espiritual. A partir do momento que aceitou essa afirmação mental como verdadeira, como algo que você está sentindo, todos os conceitos formados anteriormente sobre o que é fazer pelo seu lado espiritual passaram a estar presente. Por isso, achou que precisa incorporar e combater o egoísmo dos outros.
Tudo isso passou a ser realidade porque você aceitou a primeira propositura mental feita pelo ego. Enquanto não mudar lá atrás, no sentido de dizer a si mesmo que o que pode fazer pelo seu lado espiritual é viver essa vida do jeito que se apresenta, não conseguirá ser feliz.

Pai Joaquim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.