quarta-feira, 3 de junho de 2015

Seguir com a vida que tenho agora

Participante: Mas, mesmo tendo a consciência espiritual nós precisamos seguir a vida material que temos, não é mesmo? Trabalhar, conviver em família… Ou será que é isto que temos que abandonar?
Tem que seguir a vida que está vivendo, mas não pode seguir a vida de quem imagina ser hoje.
Veja bem. Eu não falei em viver atos espirituais ao invés dos materiais, mas sim que durante os acontecimentos de sua existência carnal deve preservar a sua existência espiritual.
Não falei em parar de trabalhar materialmente (ter emprego), namorar, passear ou comer. O que disse foi que nestes momentos deve preservar a sua integridade espiritual ao invés de viver cada momento deste preservando as ilusões que o ego lhe dá.
Preservar a sua integridade espiritual não se trata de não comer determinado alimentos, como fazem, por exemplo, os vegetarianos, ou deixar de se alimentar de elementos materiais como buscam outros grupos, mas, ao comer o que lhe for servido, não acreditar no gosto da comida ou na preferência alimentar que o ego lhe dita. Sem isso, ainda criticará e xingará o outro que cozinhou uma comida horrível ou que fez aquilo que você não gosta.
Se, ao se alimentar, a mente afirmar que não deveria comer tal tipo de alimento ou que a comida está gostosa, não acredite nisso. Diga a si mesmo: “não sei se deveria comer isto ou não, se a comida é gostosa ou não; só sei que este é o alimento que estou ingerindo”.
O que você está comendo é Real, mas o que o ego afirma sobre isso é ilusão. Lembre-se que até Cristo teve que lutar contra o ego na hora de alimentar-se.
Nota: Refere-se ao fato de Cristo ter se alimentado no sábado, o que era proibido pelo ego (conjunto de verdades) judaico.
Para preservar a sua integridade espiritual não há necessidade de abster-se do trabalho material e viver em meditação, como muitos acreditam.
Não se trata em parar de trabalhar, mas ao ir para o seu emprego e durante o tempo que estiver lá, não acreditar nas verdades que o ego lhe dá: “que trabalho chato o meu”, “que coisa horrível que eu faço, queria estar fazendo outra coisa”, “estou muito cansado hoje para fazer tudo isso”, “eu merecia ganhar muito mais e ter uma posição elevada dentro da empresa”.
Este é o seu trabalho material. Ele se compõe de tudo o que está fazendo hoje, do salário que recebe por isso e da função que ocupa naquele momento. Isto é Real. Todo resto são ilusões que o ego lhe cria para que você não exerça naquele momento o seu estado de espírito universal: paz, felicidade incondicional e harmonia com o mundo.
Portanto, não pare de trabalhar, mas aprenda a dominar a sua mente silenciando a realidade que o ego está criando e vivencie o seu momento material com consciência espiritual.

Pai Joaquim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.