quinta-feira, 18 de junho de 2015

Conhecer a força de maya

Antes de acabar o assunto maya, só um lembrete. Krishna chama a força de maya de inescrutável, não investigável, afirma que ela não pode ser compreendida. Portanto, antes que vocês, levados por suas mentes, comecem a me perguntar o que é a força de maya, lhes digo que não há como compreenderem.
O que podem saber é que ela é um poder que confere à consciência a característica de real. Mais do que isso, não há capacidade de compreensão por parte de vocês.
Participante: algum mestre conseguiu dominar esta força?
Todos os mestres e alguns enviados.
Mestres são os cinco que já falamos. Eles e alguns enviados já conseguiram dominar esta força.
Fizeram isso o tempo inteiro? Não.
Transpareceram que conseguiram dominá-la? Não, pois este domínio é processo interno, mundo interno.
Tanto a felicidade quanto a ilusão de viver uma realidade que não é real faz parte do mundo interno. É entre você e sua mente e por isso não há como expressá-las externamente. Qualquer expressão será gerada pela mente e não por você. Por isso, não há como se observar uma expressão externa de que eles tenham conseguido.
Então, lhe respondendo, digo muitos conseguiram sim. Todo tempo? Não. Algumas vezes eles deixaram se levar pela força de maya.
Agora, eu diria que se hoje você consegue colocar em prática um minuto por dia, muitos já colocaram em prática o ensinamento por cinco ou seis horas.
Participante: é possível que nós que temos os ensinamentos possamos aumentar nosso tempo de um minuto para meia hora de libertação?
Sim, podem, mas com a certeza que não vai conseguir o tempo inteiro.
Vem, ainda, se lembrar que na hora que as coisas estão acontecendo, no momento do acontecimento, você não conseguirá. Neste momento é apenas mente falando. O trabalho tem que ser realizado posteriormente. Ele precisa ser realizado na hora que você medita, na hora que está pensando sobre o que foi pensado.
Qual o resultado disso? Uma vida em paz e harmonia, mesmo que os acontecimentos não estejam em paz e harmonia.
Participante: existem acontecimentos em paz e harmonia?
Sim, existem. Existem acontecimentos onde a mente ganha e diz que houve paz e harmonia.
Um exemplo disso é quando a criação mental faz o outro lhe dizer que você está certo. Neste momento, ela não lhe dá armas para guerrear com o outro e o harmoniza com ele. Só que na verdade ela não está usando paz e harmonia, mas sim a vitória. Ela trabalha, mesmo que inconscientemente, com a ideia de que venceu o debate e vai lhe fazer viver essa ideia de superioridade.
Na verdade, não houve felicidade, mas sim a satisfação de ter sido considerado certo. Ela interpreta essa postura como paz e harmonia, mas não é.

Pai Joaquim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.