segunda-feira, 22 de junho de 2015

Conhecer a lógica da vida

Destas últimas duas coisas que falamos, a força de maya ser inescrutável e não conseguir fazer com que a mente compreenda a necessidade da paz e da harmonia, vem o segundo assunto que quero conversar hoje. Sobre ele já falamos antes, mas com outro nome. Apesar de já termos abordado este tema, ele é algo que vocês não se tocam e que causa muito sofrimento. Ou seja, o que vamos falar agora causa você não usar o seu poder de ser feliz e por isso viver o que a mente cria, a consciência que a mente cria. Estou falando do entendimento da lógica da vida.
A mente, para lhe manter preso à realidade que ela cria, forma ideias que compõem uma lógica para os acontecimentos. Vou dar um exemplo para que vocês entendam o que estou falando.
Você passa na rua e encontra uma pessoa conhecida. Esse amigo, por acaso, passa por você sem cumprimenta-lo. A mente, a partir daí, diz: ‘ora, se aquela pessoa me conhece, se somos amigos e ela passa por mim pela rua e não me cumprimenta, isso quer dizer que está brigada comigo’. Ou seja, a mente explica a vida, dá motivações e realidades ao que está acontecendo. Você, como preso à mente, como achando que é ela, acredita que pensou aquilo.
Que maravilha, a sua mente vai se divertir. Ela vai explorar esta consciência em novas realidades e formações mentais para lhe tirar a paz e harmonia. Ela criará motivos pelos quais aquela pessoa pode estar mal com você. Para isso, vai trabalhar com pesos de certo e errado, bonito e feio, limpo e sujo, arrumado e desarrumado, justo e injusto, obrigatório, não obrigatório, necessário e não necessário, etc. Ela usará todo esse arsenal de armas que extinguem com a sua paz que tem para poder lhe manter afastado da felicidade. Como todas estas declarações, como todas estas consciências que a mente cria veem embutidas com a força de maya, você acredita que elas são reais.
Quantas vezes ao longo deste trabalho uma pessoa me disse que determinado fato está ocorrendo por determinado motivo. Eu sempre respondi que aquela ideia não era real, mas a pessoa insistia: ‘está sim, eu tenho certeza disso’.
Esse é aquele que não usa o poder da felicidade, que se deixa ser levado pelas consciências que a mente cria. Levado por esta consciência, não encontra sua felicidade.
A vida humana não tem lógica, ou pelo menos não tem a lógica que a mente cria para ela. Isso é outra coisa que precisa ficar bem claro. Não há como se saber o porquê das coisas. Não há como se saber o como das coisas, o onde, o ‘o que’?
Aquele que realmente busca a felicidade, que coloca a felicidade na sua vida, não se interroga sobre o porquê das criações mentais. Ele apenas sabe que toda consciência é uma criação mental que não é real, mas que soa como tal por causa da força de maya.
Pai Joaquim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.