quarta-feira, 3 de junho de 2015

Mediunidade

Participante: não é isso. Eu não quero que eles se mudem. Entendo perfeitamente que cada um tem que viver do seu jeito. Não é que eu não me conformo com isso. Acho que cada um é cada um. Não vivo julgando e criticando os outros. Estou falando do meu lado especificamente. Acho que deveria estar conduzindo algum trabalho para ajudar os outros. Tenho uma mediunidade que não tenho trabalhado. Acho que minhas entidades se afastaram. Eu queria desenvolver este lado para poder ajudar os outros.
Sim, suas entidades se afastaram, porque falta um trabalho que precisa realizar para ter acesso a elas: o trabalho dentro de você mesmo. Diz que quer ajudar os outros com sua mediunidade, mas, como vimos na análise anterior, neste momento quem está precisando de ajuda é você mesmo.
Sabe o que está precisando? Atenção a si mesmo. Não atenção aos outros, ao mundo. O que está precisando é ater-se a si mesmo. É por isso que seus guias se afastaram.
Há uma pergunta muito interessante em O Livro dos Espíritos que nos orienta nesta questão. Kardec pergunta se existem mundos onde os espíritos conseguem viver em paz e felicidade? A resposta é: sim, há. Só que ela não para aqui. O Espírito da Verdade fala mais: agora ao invés de querer ir para lá, faça com que aquele mundo venha para cá.
Mude você para que o seu mundo se mude. Não se ocupe em ajudar os outros a serem felizes, mas trabalhe a si mesmo para viver em paz e harmonia. Isso porque na hora que trabalhar a si mesmo, serve para ajudar os outros. Enquanto não fizer isso, não há como auxiliar o próximo.
Isso é algo que vocês não se preocupam. Querem ter mediunidade para ajudar os outros, mas não se preocupam em trabalhar a si mesmo para poder merecer este trabalho.
Participante: trabalhar em mim mesmo o que?
No sentido de aprender a servir o outro.
Se quer servir o próximo, comece por aquele que está mais perto de você. Se sua esposa quer ir a algum lugar, vá com ela ao invés de querer que ela vá onde você quer. Se seu amigo é egoísta, não o critique, mas trate-o com respeito e amor.
Estou falando para trabalhar em si mesmo a doação ao próximo. Estou dizendo que deve chegar ao ponto de se alguém quiser tirar a vida de outra pessoa, não o critique por isso. Trabalhar para chegar ao ponto de ter a consciência de que os outros não estão errados, que não deveriam agir de outra maneira.
Estou falando de trabalhar a si mesmo no sentido de ser harmonizar com este mundo do jeito que ele é ao invés de ficar sonhando em trabalhar para que este mundo se mude.
Participante: fazendo isso as entidades voltam?
Aí estará pronto para servir de instrumentos para outro trabalho. Só que hoje isso é impossível. Se tivesse a presença dos seus mentores, usaria o seu trabalho mediúnico em benefício próprio.
Não estou falando em usar isso para ganhar bens materiais, mas morais. Hoje usaria a sua mediunidade para gerar um mundo dentro do padrão que considera certo. Com isso viria a soberba, o sentir-se elogiado e reconhecido. Seria um médium que diria que você fez algo de bom pelos outros.
Participante: eu não vivo assim.
Não estou dizendo que vive: estou afirmando que viveria isso se tivesse a mediunidade à sua disposição neste momento.
Porque está preso ao ideal de mudar o mundo, se aquele que atender melhorar a vida, certamente dirá que foi você que a ajudou a fazer conseguir isso. Só que não se ajuda ninguém a melhorar nada. O máximo que pode ser feito é dar os instrumentos que podem contribuir com a melhora, mas quem realmente se melhora é o outro.
Você acha que eu tenho a menor pretensão de dizer que ajudo alguém? Tenho a plena consciência de que não posso fazer isso. Sei que apenas falo e que cada um que me ouve pode se ajudar ou não.
Se quem me ouve acha interessante para si o que eu falo é busca colocar em prática, isso não tem nada a ver comigo: é uma realização pessoal de cada um. Se você não me ouvir, se não achar interessante o que digo e não colocar em prática os ensinamentos, eu não fiz nada por você. Por isso afirmo que não faço nada.
Se continuasse com o seu trabalho mediúnico hoje, teria a prova da soberba. Por isso não pode continuar este trabalho neste momento.
Sei que muitos médiuns trabalham a sua mediunidade dentro da consciência que estou falando (eu ajudei, eu fiz). Estes possuem a provação da soberba. Você no seu plano de encarnação não possui esta provação. Por isso eles podem continuar desenvolvendo seus trabalhos e você não. É por isso que seus mentores não podem incorporar neste momento.
Participante: eu gostava do trabalho porque de certa maneira era uma forma de ajudar os outros da mesma forma que espíritos, como o senhor, me ajudaram.
Você nunca foi ajudado por espírito algum.
Participante: eu me ajudei …
Isso. Então, você nunca ajudou ninguém: aqueles que foram atendidos por seus mentores se ajudaram.
Eu nunca falo de atos, mas só de mundo interno. Falo da forma como vive o que está acontecendo, o que é muito diferente. E essa também deve ser a sua preocupação.
Sabe, a maioria dos médiuns, quando não diz que foi ele que fez, afirma que foi a entidade dele que realizou. Isso parece prova de humildade, mas não é. Este ainda está buscando a fama individual, o elogio, porque está atribuindo a realização à sua entidade. Como isso não é provação prevista para você, os seus mentores tiveram que se afastar.

Pai Joaquim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.