segunda-feira, 8 de junho de 2015

Ganhar e Defender-se

Neste momento, depois de toda esta conversa, chegamos na resposta à sua questão original. Acho que ficou bem claro por tudo o que falei que sua mente não quer ajudar ninguém. O que ela quer é mudar o mundo para proteger-se. Está querendo fazer com que os outros não sejam egoístas não por causa de um bem estar comum, mas para que ela não seja vítima.
É isso que precisamos entender. Tudo de bom ou mal, certo e errado, começa dentro de cada um e acaba no mesmo lugar. Não há nada a ver com o mundo externo. E no mundo interior tudo começa e acaba com o ensinamento chamado ‘As quatro âncoras’: vontade de ganhar e medo de perder, vontade de ter o prazer e medo do desprazer, vontade de ser reconhecido e medo da infâmia, vontade de ser elogiado e medo da crítica.
Toda compreensão que o ser humanizado tem das coisas do mundo começa nestas sensações e termina aqui mesmo, ou seja, nada tem a ver com o que o outro faz e nem influencia a existência de outro. Nada começa no mundo externo e nada o influencia. A vida de vocês nada mais é do que a ação destas quatro sensações. São elas que formam as consciências que o ser humanizado tem sobre as coisas da vida.
Por mais que a mente gere argumentos distintos, por mais que ela demonstre ter nobres intenções, que ela ligue o momento presente à elementos espirituais como influência de vidas passadas, por mais que ela diga que o amor está presente, tudo isso é ilusão. A única coisa que influencia um pensamento e gera uma intencionalidade são as vontades e os medos expressos nas quatro âncoras.
Todo resto que a mente cria são apenas argumentos onde está intrínseco a ação das quatro âncoras. Por isso, quanto mais você se expõe a informações e deixa a mente criar saberes a partir delas, mais argumentos ela terá para lhe iludir.
Por mais que a roupagem do seu pensamento, os argumentos que a mente usa, pareçam sublimes, não há nada disso nele. O que ela quer é realmente é ver os seus desejos atendidos, ganhar, e defender o seu tesouro, as suas verdades. Ela age assim por causa da sua característica primária: o egoísmo. Por isso, não acredite quando ela diz que quer fazer alguma coisa pela sua realização espiritual. O que ela realmente pretende é ganhar e defender-se.
Pai Joaquim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.