segunda-feira, 1 de junho de 2015

A Força de Maya

Quando se coloca a vida dentro deste aspecto que estamos colocando, resultado da posição atual do espírito no universo, o entendimento fica mais prático e também fica mais fácil se encontrar saídas para as raízes do sofrimento. Quando acha que o que vive é carma de convivência de outras vidas com este mesmo espírito, chegará à conclusão que não pode fazer nada, que não há nada a ser feito, a não ser sofrer nesta existência. Essa resignação não é felicidade: é só resignação.
O que você precisa é resolver o problema e não apenas resignar-se. Precisa aprender alguma coisa. É por isso que estou lhe orientando dessa forma: analisando ponto a ponto a questão. Aliás, é isso que precisam fazer com qualquer acontecimento da vida para poderem alcançar a felicidade.
É preciso que sempre analisemos ponto a ponto o acontecimentos da vida para que possamos, ponto a ponto, irmos fugindo da ação da força de maya, a força que dá a impressão de real às coisas deste mundo. Isso é algo que batermos muito nessa série de conversa que teremos com nosso grupo: a força de maya, o acreditar na realidade criada pela mente. Não estou falando só da realidade física, mas de outras que vocês não veem.
Por exemplo: você gosta de fumar?
Participante: eu não …
E você, gosta?
Participante: eu gosto …
Como é que você sabe que não gosta e como é que ele sabe que gosta?
Participante: eu já fumei um pouco e hoje não fumo mais.
Pode me dar qualquer justificativa que quiser, mas ainda não entendeu que nem você gosta nem ele não gosta. Na verdade é a mente de vocês que diz se gostam ou não. É ela que determina o que você gosta ou não.
Você só acha que gosta do que a mente afirma gostar porque a força de maya está presente. É ela que gera a certeza de gostar ou não de alguma coisa.
Esse é um aspecto importante para podermos analisar quando falamos de busca da felicidade: nós só achamos que sentimentos alguma coisa por conta da força de maya. Na verdade, quem possui sentimentos por qualquer coisa é a mente e só acreditamos que somos nós pela ação da força de maya.
Preso à ideia de que é você que gosta e agindo dentro da natureza primária do ser humano, egoísta, sempre exigirá da vida que o que gosta aconteça. Como ela não se subordina ao seu querer, quando isso não acontecer, sofrerá.

Pai Jaoquim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.