quarta-feira, 3 de junho de 2015

Sociedade Ideal

Participante: sinto que preciso fazer algum coisa, não material, mas espiritual. Preciso fazer algo que atenda o que está dentro de mim.
Vamos ver se posso lhe ajudar neste sentido. Me conte o seu problema.
Participante: para suprir esta carência alguns trabalham a sua mediunidade outros colaboram em centros. Eu gosto de ler. Mas, se pego um livro para ler, dificilmente consigo lê-lo até o fim. Fico procurando alguma coisa, não para estudar, mas para me ajudar na evolução. Começo a ler coisas sobre extraterrestres, seres de outras orbes, de planetas mais evoluídos. Aí ouço você nas conversas perguntar porque nos preocupamos com seres de outros planetas e desisto. Sei que a verdade está dentro de nós, mas quando estou lendo um livro destes planetas ou sobre comunidade de seres que vivem outro tipo de sociedade onde cada um faz por todos e não só por si, começo a sentir que aquilo faz parte de mim, que eu deixei um lugar desse para vir para cá. Depois de ler estes livros ando na rua e olho a forma como as pessoas vivem, isso me deixa chateado por causa do egoísmo humano.
Neste momento não entendeu que enquanto critica o egoísmo do outro, está sendo egoísmo.
Quando diz que o outro está errado por ser egoísta, está querendo que ele seja do jeito que quer. Isso é egoísmo.
Porque estou sendo egoísta?
Porque quer que ele seja como quer que ele seja.
Participante: o jeito que eu quero ou o jeito que deveriam ser?
O jeito que você quer.
Deixe-me cortar a sua pergunta, porque ela começou com uma falácia, algo que não é verdade. Sendo assim, todas as afirmações posteriores acabam também não sendo verdadeiras.
Você começou me dizendo que precisa fazer alguma coisa espiritualmente falando. Depois me disse que para isso começa a ler, buscar e procurar. Disse, também, que alguns para suprir essa carência trabalham a mediunidade ou ajudam em centros. Fazem tudo isso para realizar alguma coisa pelos seu lado espiritual.
Só tem um detalhe: nada disso ajuda no lado espiritual do ser. A única coisa que pode ajuda-lo nestes sentido é ser feliz.
Participante: mas, eu não consigo ser feliz.
Porque está procurando no lugar errado.
Do jeito que está vivendo, está procurando a sua felicidade na leitura dos livros, na mudança dos outros. Está procurando a sua felicidade através de uma sociedade diferente e não é essa a felicidade que os espíritos sentem. A felicidade que pode lhe levar a sentir-se realizado como um ser universal é ser feliz com o que tem. Se reclama do que os outros fazem, não realiza o que tem que realizar para que supra essa carência que sente: ser feliz com os outros do jeito que eles são.
Trabalhar pelo seu lado espiritual não tem nada a ver com melhoria de sociedade, sua ou da sua família. Tem a ver com a sua melhora com relação ao mundo que vive. Este é um aspecto super importante que precisamos conversar.
À sua frente neste momento você sabe que há um espírito vestido de preto velho falando. Por se tratar de um ser universal, acaba misturando o buscar coisas espirituais com misticismo.
Místico é tudo aquilo que não há comprovação material. Você leu um livro onde é descrita uma sociedade que funciona melhor, mas quem lhe garante que existe? Já foi lá, já viu?
Participante: não.
Então, esta sociedade para você é algo místico e fundamentar-se nisso não pode lhe ajudar em nada na realização espiritual. Por este motivo lhe aconselho: afaste-se disso. Prender à cosias místicas para poder alcançar realização espiritual não lhe leva a lugar algum.
Nesta busca que diz realizar não trabalhe com elementos deste tipo, pois eles podem ser uma grande ilusão. Pode ser que no universo não exista sociedade do tipo que é descrito nestes livros e, sendo assim, sua busca é ilusória. Portanto, esqueça essas coisas.
Como ensina o Espírito da Verdade na pergunta 14 de O Livro dos Espíritos:

“Deus existe; disso não podeis duvidar e é o essencial. Crede-me, não vades além. Não vos percais num labirinto donde não lograríeis sair. Isso não vos tornaria melhores, antes um pouco mais orgulhosos, pois que acreditaríeis saber, quando na realidade nada saberíeis. Deixai, conseguintemente, de lado todos esses sistemas; tendes bastante coisas que vos tocam mais de perto, a começar por vós mesmos”.
Não monte sistemas de vidas para espíritos no universo, pois apegando-se a eles, pode cair num labirinto de onde não conseguirá sair.
O labirinto que o Espírito da Verdade é onde você está neste momento. Quer fazer alguma coisa pela sua espiritualidade, mas nada faz neste sentido porque precisa estar em um lugar onde todos se respeitem.
Repare que é a sua busca que não lhe deixa realizar nada. Se não estivesse buscando a sociedade perfeita, poderia ser que realizasse alguma coisa por si, poderia ser feliz na sociedade em que vive. Só que não consegue isso, porque ainda espera a existência de uma sociedade perfeita para poder ser. Se não tivesse o sonho de uma sociedade perfeita, poderia ser feliz aqui e agora.
O que é fazer pela sua espiritualidade dentro do mundo que vive, dentro da sociedade que você condena, no aqui e agora? Respeitar os que não vivem dentro dos padrões que chama de certo.
É só isso que você tem que fazer. O trabalho pela sua espiritualidade não tem nada a ver com o mundo espiritual, mas sim com o viver esta vida. Digo isso porque a vida que possui agora é a sua espiritualidade neste momento.
Neste momento a sua espiritualidade é a vida humana, é a sua encarnação e é nela que precisa agir. Realizar algo na encarnação é agir dentro de si. É respeitar e amar o próximo, pouco importando do jeito que ele seja ou aja. Respeitar o próximo é dar ao outro o direito de ser, estar e fazer o que quiser.
Vou lhe dizer uma coisa. Sabe porque existe o mundo humano? Sabe porque o ser humano não é igual àqueles que lê nestas sociedades avançadas? Porque o espírito que está ligado à ele não respeita o outro.
O egoísmo, que você mesmo disse que vê à toda hora neste mundo, é a expressão da falta de amor entre os espíritos, da falta de respeito de um pelo outro. Sendo isso verdade e se você está aqui, é sinal de que também vive este desrespeito, esta falta de amor. Portanto, realizar algo pelo seu lado espiritual é aprender a amar e respeitar o outro. Quando critica aqueles que diuturnamente agem com egoísmo, está mostrando que ainda não aprendeu isso.
Por isso mais uma vez afirmo: trabalhar pelo seu lado espiritual é aprender a viver essa vida respeitando e amando o próximo. Aprender a viver esta vida de uma forma que consiga harmonia com os outros. Harmonizar-se com os outros, do jeito que são e estão. Ao invés de buscar isso, você, em nome de um amor que não existe, cobra que eles se mudem para aquilo que você quer.

Pai Joaquim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.