quarta-feira, 3 de junho de 2015

Não existe vida individual

Participante: certo, é tudo a mesma coisa.
E você vivendo como? De uma forma individual. Aí está outra coisa que vocês precisam mudar.
Não existe a sua vida. Você não tem uma vida só sua: ela é a mesma para todos.
Participante: se o universo é único, uno e estável, não podem haver diversas vidas mesmo.
Isso. Essa é a aplicação prática neste sentido da ideia de que o universo é uno, único e estável.
Em algo que seja uno e único, só pode existir uma coisa. Sendo assim, só pode existir uma vida que seja a mesma para todos. É uma única vida.
Participante: só muda o enredo.
Sim. É a única vida que é compartilhada por todos que possui as diversas histórias, os múltiplos enredos e papéis. Ou melhor: é a única vida que apresenta a ideia de existirem estas diferenciações. No fundo é tudo a mesma coisa, mas ela apresenta a cada ser uma ideia diferente o que faz com que cada um imagine ter uma vida individual.
Participante: se fizermos a analogia com a escola de samba, é como se fosse um desfile só, mas cada componente dessa escola tivesse uma determinada fantasia e dançasse de um determinado jeito. O desfile inteiro é um só, aquela escola de samba é uma só e conta apenas uma história, mas é composta por diversos componentes.
Perfeito.
Estamos falando de coisas que já comentamos há anos atrás. Paramos de falar nessas coisas dessa forma, mas elas sempre estiveram presentes em tudo o que comentamos.
Lembra quando eu disse que o universo é como um grande quebra cabeças onde as peças precisam se ajustar. Disse mais: que elas só tem valor quando estão juntas. Só que a o ser humano, a mente, acha que ele é uma peça tão importante que não precisa das outras. Imagina que ele por si só já representa o universo.
Então veja, estou voltando lá atrás, de onde nunca saí. Só porque não abordei mais esta questão com estas palavras, vocês acham que o assunto morreu. Isso não é verdade.
O universo é uno, é unidade. É por isso que no final da Bíblia Cristo diz assim: eu e Deus somos um. Ou seja, ela já alcançou a unidade com Deus.
Quem é Deus?
Participante: o universo.
Ele alcança a unidade com o todo.
Além disso, ele fala também: tudo já está feito. Isso quer dizer que quando se alcança a unidade, quando se vive a vida de uma forma não individual, se descobre que tudo está feito, que não há nada a ser feito. Para alcançar isso é preciso que saia do seu individualismo, da sua vida individualizada e se uma ao todo.
Participante: faz sentido. Todos os ensinamentos levam para este caminho, para esta forma de viver.
Começa a compreender onde está o seu problema? Começa a compreender que o fato de agir desta ou daquela maneira não é problema? Começa a entender que é a vida lhe apresentando a ação e a ideia de que ela é um problema? E que a sua ação não tem a menor diferença da de outras pessoas, que a vida diz serem certas, boas?
O que você faz, seja lá o que for, não tem a menor diferença com sentar na mesa e comer, dirigir um carro, passear, etc. Tudo isso é apenas a vida. A diferença entre as diversas ações está na ideia que a vida lhe passa sobre elas.
A ação certa ou errada, bonita ou feia, limpa ou suja, não tem a menor diferença. Tudo é vida. Nem o valor que se dá a elas também são diferentes. São apenas critérios que a vida lhe apresenta.
Tudo é apenas vida. É a vida se apresentando a cada um dentro de um enredo. Para ficar na analogia com o desfile da escola de samba, é como se você fosse um figurante que desfilasse em diversas alas. Em cada momento está vestido de uma fantasia desfilando em uma ala; no outro está fantasiado diferente e participando de outra. Só que não importa a ala nem a fantasia: tudo é o desfile de uma escola.

Pai Joaquim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.