segunda-feira, 15 de junho de 2015

A origem do problema

Dito isso, estou à sua disposição.
Participante: eu nem sei porque vim aqui. Depois de tudo o que o senhor já nos falou, nem sei o que perguntar.
Você sabe sim. Acho que veio porque perdeu a paz.
Participante: mas, eu acho que não tenho essa paz há muito tempo. Aliás, acho que nunca a achei. Como posso perder algo que nunca achei?
Você achou que poderia achar a paz. Só que de repente perdeu aquilo que poderia lhe ajudar a encontrar. Neste momento, se desarmonizou, se desarticulou e ficou perdido.
Então, me conte o seu problema para podermos conversar.
Participante: eu tenho um problema muito grande. Diria que ele é o meu calcanhar de Aquiles. Não é nada que aconteceu agora, mas algo que carrego comigo a vida inteira.
Você nem precisa me contar qual o seu problema. A solução é sempre a mesma, pouco importando qual seja o assunto.
Para começar a lhe ajudar, pergunto: porque este problema lhe aflige tanto?
Participante: por causa do desejo de não fazer o que faço.
Será que é por isso mesmo? Vamos conversar.
De onde nasceu o desejo de não fazer o que você faz? O que é esse desejo que você tem?
Participante: é a programação que foi feita antes da encarnação para eu vencer.
Certo, é a programação feita antes da encarnação. Até aqui, você está perfeito. Mas, eu pergunto: esse desejo nasceu de você?
Participante: o que nasce de mim mesmo? Pelo que estudamos nada nasce de nós depois de encarnados.
Perfeito. É isso que eu quero que você se atente.
É você que tem o desejo de agir de forma diferente?
Participante: não …
Porque, então, você acredita que tenha esse desejo?
Participante: porque estou comprando a ideia que o ego cria.
Perfeito. O ego está lhe dando esse desejo em forma de ideia, mas está fazendo isso fundamentando-a em alguma coisa. Em que ele está se fundamentando?
Participante: no mundo humano, na vida humana, nas sociedade humana.
Sim, tudo isso é certo, mas tem mais coisa: na aprovação da sociedade. Ele fundamenta a ideia de que deve agir de forma diferente na aprovação da sociedade dos outros seres.
O desejo de agir de forma diferente está fundamentado na ideia de que se continuar fazendo o que faz, será considerado um elemento errado. Que é feio, que essa forma de agir não é a certa, que não é normal.
Portanto, repare numa coisa: este desejo não tem nada a ver com você. Não é você quem tem o desejo de agir diferente, nem ele surgiu por conta de uma verdade sua, de uma certeza que você tenha.
Não tendo nada a ver com você, em que está fundamentado o seu desejo? Nas quatro âncoras. Está preso à vontade de ganhar e o medo de perder, a vontade de ter o prazer e o medo do desprazer, a busca da fama e medo da infâmia, a busca do elogio e o medo da crítica.
É aqui que mora todo o seu problema. É a partir da utilização destas quatro coisas que tudo é gerado na sua vida. Sendo assim, todos os seus problemas tem origem aqui.
Pai Joaquim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.