segunda-feira, 22 de junho de 2015

Chaves do céu

Participante: no evangelho de Jesus, numa conversa com apostolo Pedro, é dito: eu te darei as chaves do reino do céu, e tudo que ligares na terra será ligado no céu e o que desligares da terra será desligado do céu (Mateus 16,13,19). Que chaves Jesus falava no plural? Eram as 7 consciências evolutivas? Que ligação era essa, se o reino do céu encontra-se dentro de nós? Pode falar alguma coisa por favor?
Sim, posso lhe dar uma resposta, mas acho que o que vou falar é fácil de ser compreendida.
Primeiro. Na narrativa existe Jesus, médium do espírito Cristo, o ser crístico falando através de Jesus e o ser humano Pedro, aquele que é apóstolo de Cristo, seguidor do mestre, que é cristão. A partir disso começamos a nossa compreensão pelo fato de que nesta narrativa existe um mestre falando para um seguidor. Existe um mestre passando uma mensagem ao seu seguidor. Só com esta visão a interpretação começa a ser dirigida para um caminho específico.
O mestre diz ao seguidor: eu lhe darei as chaves do reino do céu. O que é o reino dos céus? Não se trata de um lugar físico, mas um estado de espírito. Viver no reino dos céus é viver com o estado de espírito de felicidade plena, pura, incondicional. Portanto, o mestre está dizendo ao discípulo que lhe dará a chave para que entre no reino onde existe a felicidade pura.
Continuando nossa análise, pergunto: para que servem as chaves? Para abrir portas. O que se faz quando se abre uma porta? Se tem acesso à alguma coisa. Por isso, afirmo que a interpretação deste texto nos leva à compreender que o mestre está dizendo ao seu discípulo que lhe dará a forma de acessar ao reino do céu, ao reino da felicidade plena e incondicional.
Qual é o acesso ao mundo da felicidade que Cristo dá aos seus seguidores? Os seus ensinamentos. Cristo disse, eu sou o caminho, a luz e a vida. Não se trata dele fisicamente ou espiritualmente, mas o que ele trouxe, o resultado da missão Jesus Cristo, que é o que está contido no Novo Testamento e nos Evangelhos Apócrifos.
Aí está o segredo dessa conversa que você citou. O mestre está dizendo ao seu seguidor: através dos meus ensinamentos lhe dou acesso ao reino da felicidade pura.
Só que não para por aí. Além disso ele dá um alerta: aquilo que for ligado à Terra, aqui ficará; aquilo que for ligado no céu, ficará lá. Isso é uma coisa que conversaremos com mais calma quando falarmos da consciência crística como uma cadeira da Faculdade Espiritualista de Vida.
Os ensinamentos de Cristo podem ser ligados, usados, com dois objetivos diferentes: com o objetivo material, o objetivo de realizar-se nessa vida, ou o espiritual, de realizar-se no mundo espiritual. Os ensinamentos são acessos ao reino da felicidade plena, mas se liga-los ao mundo material, não conseguirá ter acesso a isso. Neste caso, eles darão acessos apenas a resultados neste mundo. Se liga-los ao mundo espiritual aí sim eles servirão como acesso àquela felicidade.
É isso que está sendo dito neste trecho. Não tem nada a ver com sete consciências ou com corpos. O que Cristo fala tem a ver com acessos, pois chaves abrem portas, dão acessos. Além disso, a ligação, o onde ligar-se, é uma informação de onde se receberá o resultado da utilização dos ensinamentos.
Quem usa os ensinamentos para garantir uma vida material melhor, considerar-se o bom, o caridoso, só conseguirá a fama humana, que é prazer e não felicidade pura. Quem ligar os ensinamentos, a prática deles, a conquistar elementos materiais, como por exemplo fazer novena ou rezar para resolver situações do dia a dia, só receberá coisas terrenas: o prazer de conseguir ou a dor de não conseguir.
É este o recado de Cristo aos seus seguidores. Ele trouxe para estes as chaves para se entrar no reino dos céus, o acesso a ele, mas, cuidado, cristãos, pois se unirem os ensinamentos às coisas terrenas, esta prática de nada valerá para que alcance a felicidade plena.
Espero que tenha lhe respondido. Qualquer coisa estou à sua disposição.
Com as graças de Deus.
Pai Joaquim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.