segunda-feira, 1 de junho de 2015

Emoção é razão

Participante: o que faço para amenizar/melhorar/blindar minha sensibilidade? Estou tão sensível que dói! Às vezes nem quero sair de casa com medo de ver algum bebê ou criança passando necessidade. Não sei o que fazer…
Você me fala em sensibilidade emocional, mas como na grande maioria das coisas humanas, vocês não fazem a mínima ideia do que seja isso. Por isso, antes de falar em como blindar, mudar, restringir a sensibilidade, precisamos conversar para compreender perfeitamente o que é ela. Só depois dessa compreensão é que poderemos, então, falar como fazer isso.
Primeiro quero lhe dizer uma coisa. Vocês confundem emoção com sentimento. Emoção é uma sensação humana; sentimento é uma vivência espiritual.
São duas coisas diferentes. Mas, o que difere uma da outra? A razão. A emoção, por ser sensação humana, é atrelada a uma razão. Vou lhe dar um exemplo para ficar claro o que digo.
Você diz que tem medo de sair à rua porque pode encontrar uma criança sofrendo. Porque sofre quando vê uma criança abandonada? Existem milhares de razões para isso. Será sua mente que as criará. Poderá dizer que ela não merece sofrer, que pessoas não devem passar por necessidades, que a criança é um anjo e que por isso não merece vivenciar sofrimento.
Essas são razões para que justifica o fato de viver um sofrer. Quando há essa razão para que isso aconteça, não está vivendo um sentimento, mas uma emoção. Porque isso? Porque o sentimento, por ser espiritual, não carrega consigo nenhuma razão para existir.
Tenho dito que amar é um verbo intransitivo. O que isso quer dizer? Que não existe o eu amo aquela pessoa. O que existe é apenas amar. Sempre que o amor tiver um destinatário, haverá um motivo para existir: ‘amo tal pessoa porque ela faz isso ou é desta forma’. Isso é emoção, razão, e não sentimento. Você ama não por amar, mas porque a outra pessoa faz aquilo.
O espírito não tem motivos para amar. Não tem motivos para ter sentimentos: ele apenas vive o sentimento.
Essa análise é importante porque você fala que possui o padrão emocional aflorado e imagina que com isso precisa trabalhar suas emoções. Mas, se a ela é causada pela razão, não adianta trabalhar o seu lado emocional; Agindo assim, mesmo que consiga blindar as emoções, novas razões virão para que você viva aquela emoção.
Portanto, quando fala em mudar, blindar, precaver-se das emoções, temos que começar a entender que o trabalho precisa ser feito na razão e não na emoção propriamente dita. Precisa trabalhar o seu conjunto de verdades para que eles nãos sejam geradores de sofrimentos. Só assim, blinda o seu lado emocional. Quando não houver mais razões para sofrer, não terá mais esta emoção.

Pai Joaquim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.