segunda-feira, 8 de junho de 2015

O trabalho necessário para amar

Estou falando isso não para lhe acusar de alguma coisa, mas para alertá-lo do que acontece no mundo inconsciente e assim lhe chamar para o único trabalho que deve concentrar-se nesta vida: o de afastar-se da ação da mente. Concentre sua vida em libertar-se das verdades que ela cria para poder alcançar a vitória esperada na encarnação.
Comece eliminando qualquer separação entre as coisas. Elimine da sua consciência a separação das coisas em boas ou más, certas ou erradas, bonitas e feias, limpas e sujas. Para isso, esqueça a questão de divinizar as coisas deste mundo, pois tudo já é divino. Ao invés de buscar divinizar as coisas, ou seja, muda-las para um divino que fundamentado nas suas crenças, viva a divindade que todas as coisas possuem.
Esta é a única coisa que precisa fazer nessa vida, pois este trabalho é o que lhe leva a viver o amor que já está em você.
Meu maior problema página 80
Todo espírito possui dentro de si mesmo o amor, mas ele não consegue ser sentido por causa das poluições que se agregam depois do nascimento: ensinamento de Buda. Esta poluição são os valores usados pela mente para gerar o dualismo das coisas. Este dualismo é que acaba com a divindade que tudo possui.
A ideia de que existe algo negativo que precisa ser divinizado é que não lhe deixa viver o amor a Deus e ao próximo. No entanto, se tudo provém de apenas uma fonte e esta é divina, o imaginar que existe algo negativo é que acaba com a divindade que as coisas possuem.
A sua ideia de que algo é negativo é apenas um argumento que a mente cria para poder ganhar e para defender-se do egoísmo do outro. Por isso, o que precisa ser divinizado não são as coisas, mas a própria intenção que a mente tem. Isso se faz vivendo com a divindade com que os elementos deste mundo já possuem. Isso se faz libertando-se dos pares dos critérios opostos que a mente dá a eles.
Por isso, aconselho que deva concentrar-se em si mesmo e fugir de si mesmo. Se a sua mente lhe diz que precisa fazer algo por alguém, tente buscar a razão disso. Pesquise junto a ela porque está afirmando isso, o que quer de verdade com esta afirmação. Está é a ação correta plena que Buda ensina. Só que para tê-la, é preciso a concentração correta plena: concentrar-se em si mesmo e não no mundo externo.
Todo o resto, todas as demais histórias que a a personalidade humana criar são apenas estórias.

Pai Joaquim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.