quarta-feira, 10 de junho de 2015

O caminho para vencer o ego

Participante: E quando este ego é tão potente que é mais forte do que nós. Qual é a saída para lutar?
Não existe ego forte: existe espírito fraco. Não há ego que domine: existe espírito que se deixa dominar.
Participante: Que seja. Qual a saída na prática?
A saída na prática é o orai e vigiai que Cristo ensinou.
Nota: Em ensinamento antigo foi nos trazido que o orai é manter-se em relação amorosa estreita com Deus e a vigilância deve ser exercida sobre os pensamentos para não deixar que eles quebrem esta relação.
Participante: Se mesmo assim não se consegue?
É porque a oração e a vigilância estão fracas, ou seja, porque elas estão centradas no ser humano e não na sua realidade espiritual: ser universal. Se estivessem centradas na sua Realidade, você estaria em união com Deus, que é o centro do Universo para todo espírito; se estivesse vigilante, suas “defesas” jamais seriam quebradas.
Portanto, se você acha que o seu ego é muito forte e lhe subjuga sempre, tenha uma auto defesa à altura do seu “inimigo”, ou seja, esteja mais vigilante na sua busca espiritual e concentre-se mais em Deus e na existência espiritual, ao invés de se preocupar com o “destino” e a felicidade do ser humanizado.
Veja bem: se você imagina que o seu ego é muito forte, precisa ter um exército a altura dele para defender a sua “cidade”. Portanto, precisa estar sempre em contato com os ensinamentos de auto defesa do espírito para fortalecer a sua guarda.
Agora, fazendo isto ou não, lhe garanto que todos os espíritos humanizados têm condições de vencer o seu ego. Por que posso garantir que todos os seres humanizados têm condição de vencer o seu ego?
Participante: Porque o senhor conhece a Verdade.
Não; eu não sou o “santo” ou o sábio (espírito muito evoluído) que vocês imaginam. A resposta é mais simples: porque estão encarnados, porque estão ligados a uma mente.
Vocês sabem, mas se esquecem, ou melhor, o ego não lhes deixa ver isto: o estar neste estágio da elevação espiritual (vida encarnada) aconteceu apenas porque anteriormente, na vida espiritual, se julgaram prontos para trabalhar pela reforma íntima. Mais do que achavam: Deus confirmou que estavam prontos quando disse: “vá lá, meu filho e faça”. Só depois disso você “nasceu”.
Se não estivesse preparado para a batalha da elevação espiritual Deus não deixaria você vir para a encarnação. Para que deixar? Para contrair mais dívidas? Não, o Pai ama seus filhos e não os deixaria “sofrer” à toa.
Além disso, nem você como espírito, de posse da sua consciência espiritual, se deixaria seduzir pela tentação de elevar-se sem estar preparado. Não seria bobo de assim agir sabendo o quanto custa ao espírito a derrota em uma encarnação.
Portanto, todos que hoje estão ligados a egos estão prontos para colocar em prática o controle da mente: isto eu garanto. Senão não estaria encarnado.
Participante: Por que, então, noventa por cento dos espíritos humanizados não conseguem a elevação espiritual?
Não é noventa por cento, mas noventa e nove vírgula nove por cento dos espíritos humanizados não conseguem a elevação espiritual, apesar de estarem todos prontos para isso.
Por que? Porque vivem para o ego, submissos às realidades criadas pela mente, a começar pela visão sobre si mesmo.

Pai Joaquim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.