segunda-feira, 22 de junho de 2015

Lógica

Vocês sabem o que é lógica? Vou tentar explicar rapidamente.
Toda lógica se forma com uma série de razões que levam à uma conclusão. No exemplo que demos, passar por uma pessoa na rua que não lhe cumprimenta, temos a seguinte formação lógica:
Passei por uma pessoa na rua;
Esta pessoa é minha amiga;
Ela não me cumprimentou;
Logo, ela está com raiva de mim.
Essa é uma formação lógica. Ela contém afirmações que levam a um conclusão que atenda a tudo que é declarado. Por isso ela é considerada uma conclusão lógica.
Só que quando se estuda a lógica é dito o seguinte: se uma das informações não for verídica, a conclusão não é perfeita. Ou seja, se há um razão que não é real, a lógica obtida com a análise não é uma lógica perfeita. Como todas as informações que a mente usa para formar uma lógica não estão presas a uma realidade real, mas a uma realidade que possa levar a ganhar, a ter o prazer, a ser reconhecido e receber elogios, posso dizer que toda conclusão que ela chega é falsa.
Isso é fundamental para aquele que querem exercer o seu poder de ser feliz. Porque? Porque a sua mente cria ideias de que se você entender porque está sofrendo, será capaz de ser feliz. Se alguém já conseguiu isso, me desculpe, mas acho impossível que isso ocorra. O máximo que essa pessoa pode ter alcançado é ao prazer, ao prazer de ter entendido. Só que neste caso, quem teve o prazer foi a mente e não esta pessoa.
Pai Joaquim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.