quarta-feira, 3 de junho de 2015

Sentimento de culpa

Participante: Numa situação real. Por exemplo, a mente nos leva a culpar-nos por algo que fizemos. Como não se subjugar a esta verdade individual?
Este é um bom exemplo onde podemos utilizar o que já aprendemos.
O que você compreendeu que aconteceu é, na Realidade, uma verdade genérica que a mente lhe disse. O que está acontecendo não se trata de uma ação externa, mas de uma verdade genérica utilizada pela mente a partir de uma percepção de movimentação.
Só que a mente não parou por aí. Além da criação da Realidade ela também qualificou o acontecimento como “ação errada” utilizando-se de verdades individuais.
É da junção das duas verdades criadas pela mente que nasce a sua realidade: eu pratiquei tal ação e ao fazer isso estou “errada”.
Agora veja bem. Não importa qual seja a situação onde imagine estar errada, sempre haverá outra pessoa que se julgará “não errada” ao vivenciar a mesma verdade genérica. Ou seja, sempre haverá uma pessoa que receberá de sua mente verdades individuais que justifiquem a ação de tal forma que ela deixe de ser “errada”.
Por isto, independente do que tenha praticado, posso afirmar que esta culpa é só sua e não Real. Isto porque ela é individual e não universal e, por isso, você precisa libertar-se desta qualificação para poder elevar-se espiritualmente.

Pai Joaquim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.