segunda-feira, 1 de junho de 2015

A vida é um espelho do espírito

Só que para chegar a esse dane-se, tem outra coisa, que também faz parte da vida e que você precisa estar atento: as regras morais da sociedade.
Veja que a vida é tão sacana que não contente em lhe dar sofrimentos fundamentados em ideias individuais, ela usa de argumentos societários para justificar o que está lhe dando. Neste ponto, você precisa entender que esses argumentos societários não são verdadeiros: são apenas um argumento da vida para lhe fazer aceitar o sofrimento.
Participante: para justificar os valores que dá ao que está apresentando.
Apenas para reforçar a ideia de que você está errado. Se não entender esta questão e se prender a esses argumentos, não conseguirá fazer o trabalho do mandar se danar o que faz.
No início falei das quatro âncoras. Disse que a vida trabalha a partir da vontade ganhar, por exemplo. Está certo isso?
Participante: sim
Não. A mente não quer ganhar: ela quer lhe prender.
Querer ganhar é querer ser melhor, ter mais do que o outro, ser o bonzão. A vida não tem essa vontade. Ela só não aceita ser pior do que os outros. Só o fato de não ser pior do que o outro, para ela isso é uma vitória.
É dessa forma que ela foi constituída, pois a provação do espírito está diretamente ligada à posição deste ser no universo. Você é um espírito dentro de um mundo de provas e expiações. Isso quer dizer que é um ser que ainda possui individualismo, egoísmo. Por isso a sua vida também o é.
Na verdade, quando ela lhe propõe não aceitar ser pior do que o outro, a ter menos que o próximo, está explorando que você possui, uma forma de viver que cultua. Faz isso para que vença suas próprias imperfeições.
Por isso, ela possui este padrão de ação. A vida explora o querer ganhar, o não perder, porque isso faz parte da sua provação. Ela age o tempo inteiro usando deste argumento. Em qualquer situação que lhe for apresentada, por trás das criações mentais, a vida vai estar jogando com a intenção de ganhar ou de ter medo de perder.
Não é apenas num momento que ela funciona assim. Ela sempre usa este argumento. Não importa qual seja o problema que qualquer humanizado tenha, ele nasce da intenção de querer ganhar. Se não houvesse essa intenção, a ação seria a mesma, mas não haveria o sofrimento.
Não importa qual seja a situação, este desejo está presenta na criação mental que a vida lhes apresenta. Mesmo que ela esteja no inconsciente, está por trás da criação mental, argumenta a ideia.
Portanto, a vida sempre joga com isso. Foi o que lhe disse no início. Perguntei porque você acha que agir da forma que age é errado? Porque a sociedade considera dessa forma. A partir daí, você estará sujeito a ser julgado pelos outros e isso, para você que não quer perder, é uma derrota.
A ideia de ser considerado como errado e por isso sofrer uma derrota, está presente em todos os problemas que vocês vivem. De uma forma indireta, inconsciente, mas está. E você precisa saber que este anseio está presente naquele momento, porque senão não conseguir dizer o dane-se que vai libertá-lo do sofrimento.
Por isso é preciso viver internamente com a consciência de que aquele pensamento está querendo lhe fazer ganhar algo. Só assim o seu dane-se poderá ter valor. Se ele não for dito com a consciência de que com ele vai perder e que isso não importa, será apenas um paliativo e com a perda, o sofrimento será vivido. Para poder fazer isso com segurança, precisa compreender que o que a vida fala que os outros pensam não é verdade.

Pai Joaquim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.