quinta-feira, 25 de junho de 2015

Não consigo ser feliz

Primeiro queria agradecer a confiança de se expor a nós, mesmo não nos conhecendo. Essa confiança é muito importante para nós, pois denota respeito, carinho e atenção e isso é algo que é muito bem recebido por qualquer ser.
Você me diz que vem procurando a elevação espiritual. Nessa busca encontrou nossos ensinamentos e se encontrou neles e continua meditando sobre eles. Afirma também que quando leu que dissemos que o ser humano é como uma criança que chora e bate o pé quando o papai vida não traz balinha, encontrou-se e viu que realmente vive dessa forma. A partir dessa auto visão se perguntou: ‘então, não podemos chorar, nos lamentarmos ou nos lastimarmos’?
Eu lhe diria que se lamentar, chorar ou se lastimar não traz problema algum à elevação espiritual. Por isso lhe respondo que sim, você pode fazer essas coisas. Tanto pode, que você e todos os seres humanos fazem isso.
Agora, a minha pergunta seria: porque você chora? Porque se lamenta? Porque se lastimar? Quais são os motivos que lhe leva para viver dessa forma? É muito importante que se descubra a resposta à essas questões, pois como já disse, chorar, lamentar ou lastimar não é problema para a elevação espiritual. O problema reside em achar válidos os motivos que lhe levam a viver dessa forma. O problema é dar uma validade tão grande a esses motivos que ainda lhe leve a sentir vontade de fazer essas coisas.
Poderia dizer que é nisso que se resume o problema. Mais: que você está consciente de que é aqui que está o problema. Digo isso porque depois de me fazer este questionamento em três linhas, gastou mais uma dezena delas relatando como é sua vida, ou seja, me mostrando que não encontra motivos práticos para chorar, lamentar e se lastimar, apesar de ainda sentir vontade de fazer essas coisas e de viver momentos com estas ações.
O que estou lhe mostrando é que mesmo inconscientemente você sabe da importância de se conhecer os motivos pelos quais se lamenta, mas não consegue encontra-los. É a partir disso, então, que lhe responderei.
Estar vivo, viver, é estar encarnado, vivendo uma provação. Essa provação se resume em aprender a conviver com a vida que se tem, sem perder a paz, a harmonia com o mundo e a felicidade. Essa é a provação.
A provação não é transformar a sua forma de ser, mas transformar a forma de conviver com quem é. A diferença entre as duas coisas, que parece pequena, é grande, profunda e poucas vezes entendida. Nesse caso, no seu caso, temos mais um exemplo disso.
Quando se olha frente aos ensinamentos a sua forma de existir parece que está vivendo erroneamente, que está vivendo de uma forma negativa. Se aplicássemos o entendimento que precisa mudar-se, diria que deve parar de lamentar-se, de chorar e lastimar-se. Mas, para isso, seria preciso conhecer o motivo que lhe leva a viver estas coisas e como você não o conhece, chegamos à conclusão que nada a ser feito.
Agora, como objetivo da vida não é mudar-se, mas alterar a forma de relacionar-se consigo mesmo o trabalho da elevação espiritual pode ser feito, mesmo sem conhecer os motivos para ser quem é. Como ele não depende de uma mudança da forma de ser, mas apenas uma forma de se viver quem é, o trabalho independe do conhecimento dos motivos pelos quais se lamenta.
Como mudar a forma como vivencia os acontecimentos da vida? Aprendendo a viver com você do jeito que é. Aprendendo a conviver com o choro, com a lástima e com as lamentações sem querer deixar de viver estas coisas.
O que estou querendo lhe mostrar, lhe dizer, é que você está trabalhando em cima de uma coisa que não é para ser trabalhada. Está querendo deixar de ser chorona, uma pessoa que se lamenta e lastima, mas isso não faz parte da sua evolução. O que faz parte desse processo é aprender a chorar, se lamentar e se lastimar, sem chorar porque chorou, sem se lamentar porque se lamentou e sem se lastimar por ter lastimado.
O caminho é diferente daquele que está imaginando. Ele não se consiste em mudar-se, mas em aprender a ser quem é, a viver com quem é. Quando entende que esse é o caminho, não precisa encontrar os motivos pelos quais vive dessa forma. Basta apenas saber: ‘eu sou assim, não tem jeito. Tenho tudo nesse mundo. Tenho uma vida que posso chamar de boa, pessoas que amo e vivo bem com eles, mas a minha personalidade, apesar de tudo isso que pode ser classificado como bom, ainda me faz chorar. Portanto, louvado seja Deus. Que o meu pranto seja acolhido sem choro’.
Esse é o segredo que é muito difícil de ser percebido e de se tornar claro. As pessoas colocam a elevação espiritual dentro de um padrão que precisa ser vivido, quando ela se consiste em aprender a viver harmonicamente com qualquer forma de existir.
É o amor a si mesmo. Quando se fala nisso, estamos falando em amar-se do jeito que é e não em esperar se mudar para amar-se. No seu caso é amar-se como uma pessoa que chora, que lamenta as coisas, sem lutar contra ser desse jeito.
Isso fica muito claro, como já disse, pela sua narrativa. Diz que é uma pessoa que tem tudo para ser feliz, mas não é. Vem buscando essa felicidade em diversas coisas, inclusive em remédios, e não consegue. Isso só me diz o seguinte: você nasceu para ser do jeito que é e aprender a amar-se sendo dessa forma.
Portanto, se quer um conselho meu, diria: pare de tentar ser diferente do jeito que é. Aprenda a viver consigo do jeito que é. Aceite seu choro, lamento, tristeza, depressão, sem querer deixar de ser da forma como é. Aceite a sua vida como ela foi criada para você. Lhe garanto que na hora que se aceitar do jeito que é, conseguirá ser feliz chorando, se lamentando e se lastimando, mesmo tendo muita coisas que as pessoas chamam de boas.
Agora, será que ao obter a felicidade esse tipo de ser será alterado? Não sei. Isso faz parte do livro da vida, da natureza do ser. Por isso não sei lhe dizer. Agora, sei lhe dizer que apesar de tudo isso, não se contrariará consigo mesmo se amar-se. Não lamentará o jeito que é e não chorará por ser deste jeito.
Fique na paz.

Pai Joaquim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.