quinta-feira, 25 de junho de 2015

O fundamento das consciências

Cada um vive uma consciência individual, uma realidade individual gerada pela sua mente à partir do conjunto de verdades dela. Esse é o primeiro grande detalhe que pode lhe ajudar a se afastar das criações mentais e conseguir usar o poder da felicidade que tem. Mas, há outros…
Quando a mente gera alguma consciência, ela não se preocupa se ela contém uma verdade verdadeira ou mostra uma realidade real. Deixe-me explicar isso.
A mente quando cria uma consciência o faz fundamentado no egoísmo. Já falamos muito sobre isso, por esse motivo, vou passar rapidamente no assunto.
O que é criar consciências de uma forma egoísta? É criar consciências a partir de um eu e objetivando que esse eu ganhe, tenha o prazer, alcance a fama e receba elogios.
A mente quando vai gerar uma consciência não se preocupa com o certo, com o justo, nem se preocupa em ser fiel ao que ela mesmo acredita. Ela pode gerar realidades que sejam contrárias às coisas que ela mesmo diz que quer, no que ela acredita que seja justo ou certo. A única coisa que ela se preocupa é em ganhar, ter o prazer, alcançar o reconhecimento e receber elogios.
Ela age dessa forma porque o seu objetivo não é apresentar a verdade, apresentar a realidade ao ser, mas estabelecer uma consciência onde ela tire alguma vantagem, ganhe alguma coisa. Essa é a preocupação da mente quando cria uma consciência.
Vou dar um exemplo do que estou falando para entenderem melhor. Quando sua mente cria a consciência de que o outro está falando errado ou que está fazendo algo errado ou que lhe ofendeu, magoou, desmoralizou, ela não está preocupada em saber se o que está criando é verdadeiro ou não. O que ela se preocupa é que essa consciência de alguma forma traga algum ganho para ela mesma. É assim que a mente vive, que cria as consciências que lhes são apresentas.
Se a sua mente está vivendo a consciência de ter sido magoada por alguém, na verdade não foi. Até porque, para saber que foi magoada, ela teria que saber que a outra mente queria lhe magoar. Acho que até hoje não existe uma mente que saiba ler o que outra está pensando. Se isso é verdade, como uma mente pode saber a intencionalidade da outra?
Ninguém consegue saber a intenção do outro ao fazer alguma coisa. Isso a sua mente sabe, mas não leva em consideração ao gerar uma consciência que lhe diga que o outro agiu por esta ou aquela motivação. Ou seja, ela não está preocupada com a realidade, com a verdade, mas sim em gerar uma consciência onde seja afirmado que o outro lhe magoou, que tinha a intenção de lhe magoar.
Para que faz isso? Para justificar a próxima consciência que ela vai lhe dar: reagir àquele momento de tal forma que ganhe do outro. Se a mente não criar neste momento uma justificativa para uma reação no futuro, como ela vai poder obter a sensação da vitória, de ter derrotado o outro? Essa consciência que afirma que o outro lhe atacou, apesar de não conter verdade ou realidade, serve, então, de instrumento para que você viva como real o atacar o outro. Com isso, deixa de usar a paz e a harmonia que possuem dentro de si mesmo.
Essa é a vida de vocês. Essas são as consciências que as suas mentes criam a cada segundo e que vocês chamam de ‘minha vida’.

Pai Joaquim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.