segunda-feira, 15 de junho de 2015

Ninguém vive a vida

Aquele que age de determinada forma não é você nem ninguém: é a vida. A vida é que age dessa ou daquela forma, não você. Este é um detalhe que precisam entender.
Vocês – eu não vou falar que não existe, porque pensam um coisa diferente desta afirmação – mas vocês vivem e são uma vida. Tudo que atribui a você é a própria vida. Não é você que vive a vida, mas ela que vive a si mesmo.
Por exemplo: você veio até aqui hoje?
Participante: não, a vida veio para cá …
Não: a vida foi vir para cá. Ela não vai para lá ou para cá: ela é o transcorrer do que acontece. O que acontece é a vida. Por isso, afirmo que a vida não veio, mas foi o vir.
Participante: ela é o que acontece …
Ela é o que acontece.
Você chegou aqui e o meu médium incorporou para conversarmos? Não, ele não fez isso. Isso é vida. Foi a vida que se dispôs a trabalhar mediunicamente para que pudéssemos estar conversando.
Nada do que acontece nesta vida tem agente da ação. Isso é uma coisa que precisamos conversar. Isso porque se esta ideia não ficar bem clara, você não conseguirá sair desta agonia que vive há anos.
Acabar com a agonia que vive, é o motivo pelo qual estamos conversando, mas há outro. Quero conversar também no sentido de que ajude os outros a saírem das suas agonias, principalmente as pessoas da comunidade espiritualista que você frequenta.
Por isso, vamos fala do seu problema, mas quero conversar muito mais do que isso. Foi por isso que nem lhe deixei dizer qual o seu problema. Quero aproveitar o nosso encontro para falar de uma forma mais profunda do que apenas tentar lhe ajudar a resolver uma questão que lhe aflige. E quero começar justamente por aqui: entender o que é vida.
Vida é o que acontece. Ninguém vive a vida: ela é o que acontece. Estou falando em viver no sentido de praticar ações. Não importa o que aconteça.
Participante: coisas acontecem. Isso é a vida.
Isso. O que acontece é a própria vida.
Então veja, você almoçou hoje? Não, a sua vida foi comer. Não foi você que escolheu a comida, nem cozinhou. Não foi você que colocou no prato, recolheu com o garfo e colocou na boca. Não foi você quem mastigou nem sentiu o sabor. Tudo isso foi a sua vida que fez.
Esse é o primeiro aspecto que é preciso ser entendido. Você dormiu ontem? Não, a vida foi dormir. É isso que vocês precisam entender: não importa o que imaginam que fazem, tudo que acontece é a própria vida.
Não há ação numa vida: ela é a ação que você vê acontecer.
Participante: é o filme que está passando na tela que eu estou olhando.
Perfeito. Isso é fundamental para você entender um coisa: entender que não faz ou deixa de fazer alguma coisa. A vida é e se ela está programada desde antes do nascimento, ela é o que vai acontecer.

Pai Joaquim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.