segunda-feira, 29 de junho de 2015

Devo ajudar quem está sendo obsessidado por falanges do mal?

Participante: Quando um espírito se torna um refém de uma falange do mal, como ajudá-lo? Só quando ele pedir ajuda?
Não; sempre. Agora, cuidado com a ajuda que oferece.
Quando você vai oferecer ajuda porque acha que aquela pessoa está sob influência de uma falange do mal, já julgou. Isso porque julgou que existe uma falange que seja má. Mais: julgou que ele deveria libertar-se destes companheiros espirituais. Mas, se ele gosta daquilo, qual é o problema?
Portanto, você deve ajudar, mas precisa se preocupar em não qualificar nada nem ninguém e muito menos forçá-lo a aceitar a sua orientação porque você sabe o que é melhor para ele.
Participante: Mas, se alguém tiver que ajudar é porque Deus criou a ideia de ajudar. Então, ele não precisa ser ajudado?
Sim, você só vai ser colocado num lugar para ajudar na hora que o outro precisa e merece. Mas, existe mais de uma forma de ajudar.
A primeira é dando conselhos verbais. Neste tipo de ajuda, tome cuidado para não se tornar um professor da lei. Para isso preste atenção às seguintes questões.
Primeiro: mesmo que tenha a intuição de ajudar alguém, se ele não pedir ajuda, não dê. Segundo: lembre-se sempre que ele tem o direito de andar com quem quiser. Se gosta daquelas companhias, o problema é dele. Você não tem o direito de interferir.
Estas são as posturas para ajudar alguém dando conselhos verbais. Mas, existe uma outra forma de ajudar. Esta ajuda você deve prestar para quem está com obsessores do mal, mas também para quem está com acompanhantes do bem, para quem é rico ou pobre, para quem está com saúde ou não: amar o próximo.
Ajude sempre a todos amando indistintamente. Ame ao próximo sem saber se ele está mal ou bem, porque aí estará fazendo o que nasceu para fazer: amar a todos.
Participante: Mas, pode chegar um momento que uma pessoa mereça ser ajudada com palavras.
Sim, mas a hora deste merecimento só acontece quando ela lutar para não ceder à tentação do ego. Enquanto não quiser socorrida, não pode receber o merecimento.
Para compreendermos isso, nos lembremos da literatura espírita. Os socorristas passam no umbral no meio de um monte de espíritos e não socorrem ninguém. Eles vão apenas em busca de espíritos específicos. Quem são estes? Os que querem ser socorridos.
Então, posso dizer que os socorristas só socorrem quem precisava e merecia ser socorrido. Mas, por que aqueles precisavam e mereciam ser socorridos? Porque começaram a lutar contra as tentações deles.
Participante: Esta ajuda não pode vir antes do começo da luta?
Não; ela só vem quando o ser começa a lutar contra a tentação.
Apesar de falar assim, não imaginem que estou falando em auto acusação. Não estou dizendo que para ser socorrido você precisa se conscientizar de que estava errado. Não é isso.
A luta contra as tentações criadas pelo ego só podem ser vencidas com o cansaço de se lutar contra os acontecimentos. Para merecer ajuda espiritual você precisa cansar-se de querer dizer o que é certo ou errado no mundo.
Quando começar a se cansar de provar que o seu certo é o certo, seja ele qual for, neste momento começou a lutar contra a tentação, pois abriu mão de saber o bem e o mal.
Participante: E se a pessoa estiver tão envolvida por estas verdades que nem desperta para isso?
Nada pode ser feito.
Deus não pode mexer no livre arbítrio do espírito. O que Ele pode fazer é continuar amando sempre.
Enquanto o espírito quiser se prender ao individualismo, Deus não pode fazer nada por ele, a não ser amá-lo. A única coisa que pode fazer é dar a intuição, um pensamento que o dirija à reforma íntima. Agora, ele irá ou não se quiser: Deus não pode levá-lo.

Pai Joaquim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.