quinta-feira, 5 de março de 2015

Superando os obstáculos da vida


Os obstáculos que aparecem na caminhada de um ser humano são chamados de problemas. No caminho do espírito (vida material) em busca do amor universal, ele cruza diversos tipos de “terrenos”. Existem os momentos onde facilmente o espírito consegue colocar em prática este amor: são os vales e planícies. Entretanto, existem momentos onde esta prática se torna uma tarefa árdua: são as montanhas da vida.

Isto acontece porque o espírito subordina a prática do amor universal aos desejos particulares e exige que os acontecimentos sejam como ele quer para que possa reagir a eles com o amor universal. Quando isto não ocorre o espírito acha uma tarefa muito difícil escolher o sentimento do amor para reagir. Os momentos fáceis são os vales e planícies, ou seja, quando tudo se desenrola satisfazendo os conceitos do espírito. As montanhas se caracterizam por aqueles momentos onde será necessária uma doação da razão para que o amor seja colocado em prática.

Quando surge uma adversidade o espírito afirma: “estou com problemas”. Portanto, podemos definir “problema” como os acontecimentos onde o “querer” do espírito está ameaçado. O que chamamos de problema e que nos causa aflição é exatamente a possibilidade de nosso querer não ser mais forte que os desígnios de Deus...

Todos os acontecimentos da vida humana são colocados por Deus objetivando a evolução espiritual. O espírito sabe disso, mas quando se torna um ser humano, busca a felicidade material e quer coloca-la acima do real objetivo intento de sua vida: provar a cada instante a Deus que é capaz de colocar em prática o amor universal.

Para que o espírito acabe com os problemas de sua vida é necessário que ele não tenha objetivos materiais, conceitos a serem satisfeitos. Quando ele conseguir eliminar todo o seu “querer” conseguirá aceitar os acontecimentos sem questionar.

Entretanto, este é um caminho que não se alcança de imediato: é preciso passar por alguns estágios antes de alcançá-lo.

A um destes estágios chamamos de “doação da razão”. Um espírito que ainda tenha verdades individuais pode suplantar os problemas da vida, doando a razão para o causador deles. Ele ainda desejará que o acontecimento se desenrole de forma diferente, mas “aceitará” que aconteceu daquela forma. Ainda terá vontades, mas aprenderá a subordiná-las à Perfeição de Deus.

Quando um espírito tiver suas vontades próprias “ameaçadas”, deve doar a razão para quem “ameaçou” essas vontades. Ao imaginar um problema que tenha que resolver (mudar a verdade do outro), aceite o que este outro está dizendo ou fazendo, pois é Deus quem está comandando aquele ato.

O espírito que doa a razão não muda a sua verdade, mas encontra Deus por trás de todos os atos e busca a aceitação do Seu comando sobre as coisas. Ele continuará “achando” que deveria ser diferente, mas acata a decisão do Pai. Entretanto, esta forma de proceder não pode conter acusações.

Doar a razão é aceitar que outra forma de agir pode estar certa, mesmo que para você não esteja. Não se trata de aceitação momentânea e, posteriormente, dar início a um processo crítico, mas de dar ao outro o direito de praticar o que quiser, pois ele só conseguirá fazer aquilo que Deus ordenar.

Quando o espírito agir desta forma não terá que fazer maiores esforços para a sua caminhada. Estará avançando constantemente em terreno plano e não necessitará superar as íngremes montanhas que ele mesmo coloca na sua vida.


Joaquim de Aruanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.