segunda-feira, 30 de março de 2015

O pensamento que gera sentimento e que gera energia

Pergunta: Você conhece o conceito de pensamento que gera sentimento e que gera energia?
Eu não conheço este conceito. O que eu posso lhe dizer é que sentimento é energia, pois tudo no universo é energia. Então, o sentimento já é uma energia e não poderia gerar uma. O que eu posso lhe dizer, ainda, é que o sentimento, a sensação, vem antes do pensamento.
Então eu diria que nós temos sensações que geram pensamentos e ações. Estes são os três estágios da vida. É o sentimento que gera o pensamento. Agora isso vocês não conseguem ter consciência, pois este sentir é inconsciente. Por isso, talvez a humanidade acredite diferente.


Pergunta: E o sentimento, onde ficou?
É a sensação, pois ela é o sentir individualista: eu não gostei.
Pergunta: Estou falando isso porque nós conhecemos sensação como aquilo que é recebido através dos órgãos do sentido.
Isso é sensibilidade. Sensação é sentir sentimentos, ter a sensação de não estar gostando, de não querer, de que a coisa não será boa.
A dúvida sobre o sentir é válida, pois para a humanidade realmente ele só ocorre quando se pensa. Vamos explicar mais para retirar todas as dúvidas.
Universalmente posso afirmar que o que acontece é que o espírito sente e Deus lhe dá o pensamento. No entanto, a consciência do ser humanizado não consegue captar esta seqüência. Ele ainda acredita que sente durante o pensamento.
Você sente (escolhe a sensação) não gostei inconsciente, mas só quando Deus lhe mostra pelo pensamento (através da razão) a sua decisão de não gostar é que começa a sentir conscientemente os efeitos do que já escolheu antes. Só quando está raciocinando o espírito se dá conta do peso da amargura embutida na sensação não gostei escolhida para vivenciar alguma situação.
Na verdade o sentimento já tinha sido escolhido inconscientemente antes do pensamento e estes reflexos já estavam presentes. Entretanto, como o ser humanizado só toma consciência de que não gostou através do pensamento (pelos valores que o compõem) só sente os reflexos da escolha sentimental posteriormente.
Isto ocorre porque o ser humanizado é guiado pela lógica, pela razão. Ele só acredita naquilo que pensa e nada mais existe. Por isso acha que pensa para depois sentir. No entanto, os acontecimentos acontecem na sequência que comentei. É por isso, também, que Buda ensina os agregados nesta ordem: ele conhecia a realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.