segunda-feira, 9 de março de 2015

Batalha contra os pensamentos

Participante: O senhor está propondo, então, travarmos uma batalha contra nossos pensamentos, como gato e rato? Conseguindo essa equanimidade não estaríamos entrando em alienação?

Eu não proponho uma batalha contra o pensamento de jeito nenhum. Batalha é guerra, luta, para dominar, para subjugar. Eu não proponho isso. O que proponho é uma desvinculação. 


Não se trata de uma batalha. Não se trata de dizer que a mente está errada, que ela não presta, que ela está dizendo mentiras. O que estou falando é de desvinculação, é dizer: ‘não sei se o que você está falando é verdade e por isso não vou me guiar pelo que você afirma’. 



Isso não leva a alienação alguma, pelo menos no nível mental. A mente continuará a mesma. Na verdade com este processo quem se alienará é você. No entanto, se alienará de que? Das coisas materiais. Mas, essas coisas não existem de verdade mesmo. Então, qual o problema de ser alienado delas?



Só que você nem vai saber que está alienado. Para que pudesse saber seria preciso que a mente lhe dissesse, já que apenas o que ela cria é real para você. Na verdade ela pode até dizer, mas como você não acreditará no que ela disser, não vai viver sentindo-se alienado. Lembre-se: só se torna um alienado aquele que acha que está alienado. Quem não se vê desta forma, não se considera como.



Vou repetir uma coisa que já falei centenas de vezes: quem quiser lutar contra mente para subjuga-la ou muda-la, está com os dias contados. Brevemente estará morto, ou seja, será infeliz. Isso porque ela nunca deixará de ser quem é. 



A sua mente pode até gerar uma ideia de que está se subjugando à você. Só que isso não é verdade. Será uma tática de guerrilha que ela usará para lhe adormecer e assim lhe fazer aceitar o que ela propõe.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.