quinta-feira, 28 de maio de 2015

Você não é obrigado a servir para nada

Participante: gostaria de falar com o senhor sobre minha vida profissional. Eu queria me entregar a alguma coisa, fazer um curso de formação, mas não consigo me decidir por nenhuma carreira. Nada parece me seduzir. Eu sou inseguro e não consigo me decidir.
Tem diversos assuntos para se conversar sobre este tema.
Você diz que não serve para nada. Que quando analisa as carreiras disponíveis nada o seduz e por isso imagina que não serve para nada. Isso já é servir para alguma coisa: para nada.
Quem disse que você tem que servir para alguma coisa específica?
Participante: acho que vou acabar sendo um lixeiro …
É melhor ser um lixeiro feliz do que um doutor sofredor.
Entenda uma coisa: você não é obrigado a servir para alguma coisa. Pode servir, pode até se encontrar, mas enquanto se imaginar que tem a obrigação de fazer alguma coisa, nunca conseguirá fazer nada.
O problema é que a mente, movida pelas leis humanas, diz que tem que servir. Isso é irreal. Na verdade, este impulso para querer ser alguma coisa é a sua prova.
Trata-se de uma criação mental que justifica que você opte pelo sofrimento. A mente trabalha com este impulso apenas para lhe erar a sua prova.
Volto a dizer: não estou dizendo que amanhã você se encontre e se realize em alguma profissão. Isso pode acontecer. Agora, se hoje está vivendo a situação de achar que não serve para nada, que não se encontra em nenhuma carreira profissional, viva este momento em paz, harmonia e felicidade. Para isso, é preciso compreender que nenhum ser humano é obrigado a fazer nada, a ser nada.
Este é o primeiro detalhe sobre este assunto: não há obrigação de ser nada.

Pai Joaquim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.