terça-feira, 26 de maio de 2015

Mágoas

Como cuidar para que a relação dure? Poupando-se de contrariedades. Quem não se poupa de contrariedades vive algo chamado mágoa. É sobre isso que quero falar agora, porque este tema estava presente na sua fala. Esse é um detalhe que vocês não dão importância, mas que é fundamental em qualquer relacionamento.
Falei que vocês devem estar no presente, pelo presente e para ele. Só que nenhuma mente humana consegue viver assim. Sempre está utilizando preconceitos, conceitos formados anteriormente. E a mágoa nada mais é do que um conceito formado antes.
Na hora que ele fez alguma coisa que lhe contrariou, aquilo lhe marcou e, por isso, gerou uma mágoa. Daí para frente, toda vez que olha para ele este ferimento estará presente. Sempre. Aí vai somando uma, duas, três, cinquenta, cem marcas até que chega um dia que não aguenta mais um olhar para o outro.
Portanto, é importante, se existe a ideia de manter o relacionamento por um longo tempo, de não deixar mágoas se formar. Aquilo que você deixa lhe marcar agora será sempre usado mais na frente no relacionamento.
Participante: mas essa mágoa é a mente que cria.
Sim, é ela que cria, mas ela só se fixa quando você não a combate. Quando aceita o que o mundo mental cria, aquele conceito se fixa e posteriormente será usado pela personalidade humana para gerar uma nova realidade.
Participante: então é ela que cria e não nós. O que podemos, então fazer para que não exista mágoa?
Deve se preocupar em não causar. Mas, se chegar a causar, ou seja, se o parceiro agir de um modo não desejado, este ser deve se preocupar em limpar-se. Deve buscar entender que não é o outro que age, que tem o direito de ser, estar e fazer o que quiser, que a sua mágoa surge apenas pelos seus preconceitos e não por regras que precisam ser atendidas, que o outro é um instrumento do seu carma. Isso não é a mente, mas você se prevenindo contra a mágoa.
Na verdade, se a contrariedade, o agir de um modo não esperado ou desejado, não pode ser evitada, pois vocês não controlam a ação, os parceiros de um relacionamento devem concentrar-se em não deixar que esta transforme-se em mágoa, ou seja, que vire um preconceito.
Participante: o senhor disse que não existe nada mais difícil do que relacionar-se. Está se referindo apenas a um casal ou de forma geral?
De forma geral. Estou falando da sua relação com seus amigos, com os seus colegas de coletividades, do trabalho, etc. Estou falando do relacionamento com todo mundo, inclusive com um estranho que veja na rua.
Quantas vezes estava andando na rua e quando reparou naquela pessoa já recebeu um pensamento sobre o que ela estava fazendo? Você nem a conhece, mas com certeza a sua mente já tem uma ideia formada sobre o que a outra pessoa faz.
Não reagindo a estas críticas, elas viram preconceitos e esses marcam gerando o que vocês chamam de mágoas. Se outro dia por acaso topar com esta mesma pessoa que não conhece, certamente se lembrará que ela age de um jeito que não aceita. Com isso, esse preconceito e mágoa lhe fará relacionar com ela de uma determinada forma.
Portanto, serve para qualquer relacionamento, para qualquer momento onde dois seres humanos estejam juntos.
Portanto, são dois trabalhos que precisam ser feitos numa relação. O primeiro é o de tentar não provocar mágoas nos outros e o de libertar-se de suas mágoas. São trabalhos que vocês precisam fazer, não por conta de elevação espiritual ou coisa semelhante, mas para que você viva bem.

Pai Joaquim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.