terça-feira, 26 de maio de 2015

A vida de um casal

Voltando a questão do relacionamento, a questão do aprender a ceder é um trabalho os dois devem fazer consigo mesmo. Deixe-me dizer uma coisa a esse respeito: não existe coisa mais difícil do que aprender a se relacionar com os outros sem causar ou sentir sofrimento.
Vocês estudam, fazem faculdades, gastam anos se preparando para ter uma profissão para ser alguém na vida para poderem ser felizes, mas não conseguem alcançar este objetivo. Porque? Porque ninguém nunca lhes colocou numa faculdade para aprender a viver os relacionamentos da vida.
Esse é o grande segredo que a humanidade não vive. Ela não se prepara para viver a vida. As pessoas se preparam se cuidando, se formando em conhecimento científico, mas não se prepara para viver o que a vida traz.
Viver esta coisa é algo que precisamos estar preparado. Se não nos preparamos para isso, a vida acaba se tornando um inferno, pois o jeito humano de viver só leva a isso.
Essa é a filosofia que tentamos lhes passar há quinze anos. Tudo que falei até hoje tem como objetivo lhes ensinar a aprender a viver a vida. O que estamos fazendo aqui hoje é um exemplo disso.
Na minha frente há um casal. Havendo isso, é sinal de que são duas pessoas que se juntaram para formar uma unidade: o casal. Para que as duas pessoas se tornem uma só pessoa, o casal, é preciso que cada um a seu momento aprenda a abrir mão do que quer em benefício do outro. Esta tem que ser a base do relacionamento, porque se não for, não há casal, mas duas pessoas que vivem juntas.
Se cada um bate o pé naquilo que acha certo, importante, aquilo que quer, a separação é inevitável. Se não chegam à separação, a vida será um inferno. Viverão brigando o tempo todo.
Agora, vocês podem me perguntar: quando um abre mão e quando o outro tem que fazer isso? Não sei lhe responder. Isso é algo que acontece naturalmente quando existe o companheirismo e não algo que precise ser programado.
Saber isso não é importante. O que importa é ter a preocupação com o casal. Quando ele lhe cobrar alguma coisa ou vice versa, os dois quando estavam cobrando não se preocuparam com a figura casal. Preocuparam-se apenas consigo mesmo.
Preocuparam-se em estar bem na relação e não que ela estivesse bem. Se não se preocupam com o bem estar do casal, como podem querer que ele continue existindo? Se você não cuida de algo, ele é fadado ao fracasso, ao fim, à morte.
Este é um detalhe que vocês precisam se atentar: a preocupação com a relação. Isso se faz ocupando-se não apenas em estar bem na relação, mas em fazer com que os dois estejam.
Acho que um não está com o outro apenas por pouco tempo. Acho que os dois têm a pretensão de ficarem juntos por muito tempo. Só que apesar desta pretensão, não cuidam para que isso aconteça.

Pai Joaquim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.