sexta-feira, 8 de maio de 2015

Jesus disse: eu sou a luz do mundo

Participante: Então Jesus disse: eu sou a luz do mundo. Quem me segue de modo nenhum andará nas trevas. Pelo contrário, terá a luz da vida. João, capítulo 8, versículo 12. Como fazer para conseguir esta luz?
Seguindo Jesus…

Volto a lhe dizer: você está se apegando ao sentido das palavras. A que luz você se refere? A que trevas você se refere? O que é luz, o que é trevas?


Luz, para vocês humanos, é aquilo que surge quando apertam o interruptor. Trevas é aquilo que existe antes deste toque. Estes dois argumentos estão presentes na sua compreensão sobre este texto bíblico, mas será que o interruptor tem algo a ver com a elevação espiritual?


A luz à qual Jesus se referiu não tem nada a ver com esta que é formada pelos conceitos com os quais você vivencia a leitura do texto. Portanto, não se preocupe com a luz ou a treva, mas apenas com o texto em si. Nele está transmitida uma informação: a necessidade de segui-lo. Por isso, ao invés de se preocupar em conseguir a luz, ocupe-se em segui-lo.


Mas, para fazer isso há algo ainda que é preciso raciocinar: o que é seguir Jesus? Será que é ser católico ou cristão? Será que é realizar curas, fazer milagre, ter os dons do espírito santo? É isso que você precisa se concentrar: saber o que é seguir Jesus…


Sobre este tema, a primeira coisa que posso lhe falar é que seguir Jesus é não segui-lo. Por exemplo, vocês acreditam que para segui-lo precisam ir a um templo e fazer orações, mas ele ensinou que o templo de Deus está dentro de cada um. Sendo assim, seguir Jesus é estar atento ao que o coração de vocês está vivenciando e isso é a última coisa com que se ocupam.


Por isso vou lhe dizer algo muito importante: esqueça os ensinamentos dos mestres. Falo assim porque você está se apegando às palavras dele e com isso está seguindo o caminho da humanidade crente que está indo para o mundo espiritual. Quem caminha para o mundo espiritual não se preocupa com questões como luz e trevas, pois sabe que neste mundo não existem estas duas coisas. As trevas e luzes estão apenas na mente e não no mundo espiritual. Por isso quem busca integrar-se ao todo, ocupa-se em libertar-se da mente e não em alcançar a luz.


Saiba de uma coisa: todas as palavras que compõem os ensinamentos dos mestres são usadas em sentido figurado. Por isso o que está ali descrito precisa ser entendido e não levado ao pé da letra.
Para se conseguir alcançar esta compreensão é preciso analisar passo a passo tudo o que está nos ensinamentos. De nada adianta usar receitas pré-formatadas, ou seja, verdades pré-formadas para analisar. É preciso ir repensando cada elemento que está presente no ensinamento para poder se alcançar alguma compreensão sobre o assunto.


Para o processo de evolução de nada adianta se basear em citações, como você fez agora, sem analisar cada um dos elementos que a compõem. E quando falei em analisar todos os elementos, quis dizer que deve buscar uma compreensão sobre todas as coisas que estão presentes nos ensinamentos. Quer um exemplo: na sua citação você diz que Jesus falou isso, mas será que realmente isto foi um ensinamento de Jesus?


Quem falou não foi Jesus. Quem pode ter proferido estas palavras foi a boca Jesus, mas quem disse não foi ele. Quem transmitiu o ensinamento foi o espírito superior que vocês chamam de Cristo.


Isso faz alguma diferença para a compreensão? Claro. Jesus foi um ser humano e como tal teve momentos de fraqueza e dúvida; Cristo nunca teve isso. Portanto, se você ainda acredita que foi Jesus que falou, ainda receberá com restrições e dúvidas algumas coisas que foram ensinadas por Cristo.


Viu a dificuldade de se compreender os ensinamentos? São tantos detalhes que precisam ser analisados e que se não forem vão interferir no resultado final, na compreensão perfeita do ensinamento. Se você não analisar passo a passo tudo o que lê, não entenderá o que foi ensinado e assim, não caminhará para Deus, apesar de imaginar que está trilhando este caminho.

Participante: as ideias que expus pertencem a Bíblia…
A qual delas: a Bíblia real ou a que você escreveu com a compreensão que os cinco agregados criou a partir de verdades que eles mesmos já haviam gerado?

Este é o aspecto que você não está levando em conta…

Joaquim de Aruanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.