terça-feira, 19 de maio de 2015

Viver a vida é simples

Viu, a resolução de todos os problemas se dá da mesma forma. Pouco importa o rótulo que ele tenha, a solução é a mesma.

Participante: entendi, mas falei porque são coisas que me afligem.


Eu sei, não estou menosprezando seus problemas. É importante se falar deles para que lhe mostre claramente que todos estão fundamentados no mesmo aspecto.


Tudo que você chama de problema é rotulado desta forma por dois motivos. Primeiro porque acha que o que vai acontecer depende de uma ação sua. Segundo, porque tem medo de, indo por um caminho ou por outro, de alguma forma perca.


Participante: tudo resume nisso …


Exatamente.


Quando colocar para si mesmo a ideia de que não faz nada, mas a vida que se apresenta e que não há como se perder nada, não terá mais problema. Por isso, viverá em paz, terá harmonia com a sua vida.
Participante: então, não está longe …


Eu diria que não. Para isso basta parar de procurar soluções para os seus problemas. Existe um ditado popular no mundo de vocês que diz que se algo não tem solução, solucionado está. Não é isso que acontece quando você, ao invés de tentar agir, espera a vida tornar-se a ação?


Participante: é tão simples …


Este é o aspecto que queria chegar: é simples demais. Só que a vida lhe diz que você é um ser inteligente, que é capaz de raciocinar, capaz de realizar as coisas mais complexas. Por dizer isso, ela também lhe afirma que a solução tem que ser difícil. Porque se não for, você não provará a sua capacidade de ser inteligente.


A solução de um problema é sempre aparentemente difícil. A vida faz assim para que você viva a ideia de que precisa pensar muito, refletir bastante para solucioná-lo. Só assim você será reconhecido e elogiado como uma pessoa capaz de lidar com a vida. Acontece que são as pessoas mais simples que possuem a capacidade de melhor lidar com a vida.


Os grandes pensadores, aqueles que se acham preparados para analisar profundamente a vida, normalmente sofre. No entanto, os simples, aqueles que não se acham preparados para pensar ou questionar a vida, esses conseguem atingir a paz e a felicidade.


Aqueles que vivem de uma forma mais simples, que aproveitam quando a vida lhes atende o desejo e não sofre quando isso não acontece, são os verdadeiros sábios. Mas a vida humana diz que não. Ela afirma que você precisa fazer um trabalho de análise profunda para se libertar do problema. Mentira: não precisa de nada para isso; só de simplicidade.


O que precisa é viver o que a vida apresenta sem aceitar o que ela fala sobre o que está lhe apresentando. Só isso.


Sendo sábio, querendo saber viver a vida, se ela for determinada pessoa estar ao seu lado, tenha a certeza de que isso será acompanhado por diversos questionamentos. Porque é essa a pessoa que está o meu lado e não a outra? O que a vida quer de mim me colocando ao lado dela? O que a essa pessoa espera de mim? Será que ficarei muito tempo com ela?


Esqueça tudo isso. Exatamente por viver estes questionamentos como realidades é que vive o que poderia lhe dar satisfação como um problema. Ao invés de curtir o momento que está tendo, a vida que está acontecendo, vivencia um problema. Aplicando a ideia de que a vida vive ela mesmo, o problema acaba e se pode, então, curtir o momento.


‘Porque essa pessoa está ao meu lado e não de outra pessoa? Porque a vida a colocou aqui. O que a vida quer de mim me colocando ao lado dela? Que eu apenas viva este momento. O que essa pessoa espera de mim? O que a vida dela lhe disser para esperar. Como eu não sei o que a vida dela lhe diz, não vou me preocupar com isso. Será que ficarei muito tempo com ela? Só a vida pode dizer’. Pronto, todas as questões respondidas …
É isso: simplicidade no lidar com a vida, simplicidade no viver. Por isso Cristo disse que Deus mostra ao simples o que esconde dos sábios. O sábio vive em agonia porque acha que ele administra a vida. Considera-se um sábio porque tem sabedoria para administrar a vida, mas só que vive eternamente tendo problemas que são causados não pelo que está acontecendo, mas por conta da administração que imagina ter. A vida bem vivida é aquela onde existe a simplicidade de se viver o que está acontecendo sem ingerência alguma.


Sim, viver é algo muito simples e por causa disso é que a sua mente não lhe leva a fazer automaticamente. É preciso que esteja atento o tempo inteiro para poder simplificar a vivência da vida. Por isso Cristo também ensina: os passarinhos têm seus ninhos, as raposas suas tocas, mas o homem não tem onde descansar sua cabeça. É preciso estar atento vinte e quatro horas por dia para não deixar a complexidade da vida lhe gerar problemas.

Pai Joaquim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.