quarta-feira, 6 de maio de 2015

Como posso ser feliz sentindo raiva?

Realmente para o ser humanizado fazer isso é algo utópico, pois ele se identifica tanto com as consciências criadas pela mente que não consegue se imaginar vivendo outra coisa senão aquilo que a personalidade humana cria. Estes, no entanto, são aqueles que não são emocionalmente inteligentes. Eles se entregam sem luta a tudo o que a mente cria.

Já os que buscam a reforma íntima tornam-se emocionalmente inteligentes e por conta dela sabem que a emoção que imaginam estar sentindo é só uma razão criada através de um pensamento e que por isso é algo da mente e não o que ele está sentindo. Por conta da sua inteligência emocional, eles sabem que toda dor e sofrimento que vivem é apenas uma criação mental gerada por um pensamento e não o que eles estão sentindo. A partir desta consciência encontram, então, o verdadeiro caminho para a reforma íntima: mudar o seu relacionamento com o pensamento.

A reforma íntima que leva o ser a aproveitar a sua encarnação como instrumento de sua elevação não se consiste em mudar o conteúdo do pensamento. Até porque, comumente os pensamentos que se tornam conscientes são na maioria das vezes dado por seres que não estão encarnados. São ideias que surgem na mente aparentemente do nada. Por conta do apego que o ser encarnado tem à mente, não consegue distinguir o que é ideia dele e a que lhe é sugerida como provação. Desta forma, muitas vezes a simples troca de um conteúdo de um pensamento pode ser realizada pelos seres extracorpóreos e aquele que está encarnado pode pensar que ele realizou alguma coisa.

Reformar-se é mudar a forma de relacionar-se com os pensamentos que lhe são dados. É deixar de acreditar que é você quem está pensando. É deixar de crer que é você quem está vivendo aquela situação, que é você que gosta ou desgosta de tal coisa.

Sendo assim, posso afirmar que ser feliz não é deixar de ter o pensamento que lhe diz que você está sentindo determinada emoção, mas manter-se neutro seja ao júbilo ou ao sofrimento que está embutido nele. A felicidade que Deus tem prometido é, dentro da percepção humana, a vivência das emoções que a mente cria sem deixar-se levar por elas. É o estado de neutralidade que você alcança quando a mente lhe diz para sentir-se jubiloso ou pesaroso.

Pai Joaquim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.