sexta-feira, 8 de maio de 2015

É possível se libertar de todos os apegos?

Participante: é possível se libertar de todos os apegos?
Para você que me ouve há algum tempo, eu diria que o seu maior apego do qual deve se libertar neste momento é o desapegar-se das coisas…

Quando começou a me ouvir você tinha diversos apegos e continua tendo muito deles. No entanto, adquiriu mais um: o de ter que se desapegar daquelas coisas. Por isso lhe digo que o primeiro apego do qual deve se libertar é da prisão que ter que se libertar deles.


Na verdade, ninguém se liberta de apegos: eles somem quando você não dá importância a eles. Se não existe um eu para viver e nem acontecimentos que formem uma vida, não há a ação de desapegar-se.

Sabia que o problema não é ter apegos, não é ter pensamentos que denotem paixão por elementos materiais, mas estar apegado a estes pensamentos. Apegado aos pensamentos que criam o ter que ter, ser estar e fazer alguma coisa. Este é o grande problema para aquele que quer aproveitar esta encarnação.


Isso só se resolve alcançando a vida impessoal. Quando um ser deixa a vida fluir por ele ao invés de viver sem a obrigação de ter que fazer, mesmo que seja o trabalho do desapego, tudo o que está na mente começa a sumir.

Joaquim de Aruanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.