segunda-feira, 11 de maio de 2015

A vida não tem tempo


Entendida esta questão, vamos avançar. Para isso, pergunto: quanto tempo dura uma vida?
Participante: um presente.



Isso. A vida não possui um transcorrer de tempo. Ela é apenas aquilo que está acontecendo naquele momento.
Neste momento, você não tem casa, não tem emprego nem família. Nada disso faz parte da sua vida neste momento. Porque? Porque não está presente aqui. Não compõe esse momento de vida que está sendo apresentado a você.



Este é um segundo aspecto com relação a vida: ela é o que acontece. Só que não é o que ocorre ao longo de anos, meses ou dias, mas o que está ocorrendo a cada momento.



Participante: cada fotograma separado é uma vida.



Sim. A vida é o filme que está passando na tela a sua frente. Só que os filmes são formados por uma sequência de fotos e cada um destes fotogramas é uma vida.



Isso é importante vocês terem consciência. Para que? Para não se perderem durante a apresentação do filme.
Quando começamos a nossa conversa, você disse que passa por este problema a sua vida inteira. Isso é irreal. O que está acontecendo é que a cada vida o mesmo problema lhe é apresentado.



Os problemas que passou em momentos anteriores, em vidas anteriores, já acabou. Ele não faz mais parte da sua vida. Agora, neste momento ele faz. Porque? Porque estamos conversando sobre este assunto.



Agora ele faz parte dela. Mas, se você está em outro lugar, fazendo outra coisa, como por exemplo no seu trabalho, no seu emprego, este problema não é a sua vida, a não ser que em determinado momento, em determinada vida surja alguma coisa que ponha este assunto em pauta. Aí ele faz parte, mas até ali não faz e depois que ele for abandonado, voltará a não fazer.


Fonte: Pai Joaquim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.