terça-feira, 26 de maio de 2015

Realizando-se no amor

Participante: entendo o que o senhor diz, mas no dia a dia parece que nós somos egoístas. Não abrimos mão de nossas vontades e verdades para satisfazer os outros. Imagino que podemos mudar um pouco o nosso comportamento para não ferir os outros. Se uma pessoa gosta de sair e o seu parceiro não, ela não abre mão nem um pouco do seu gostar para satisfazer o outro. Acho que isso é egoísmo.
Sim, é.
Quando você diz que não gosta de fazer uma coisa e por isso deixa o seu parceiro ir sozinho e não o acompanha, isso é egoísmo. Porque? Porque muitas vezes ele precisa do sua presença para poder desfrutar o que vai fazer.
O importante dele fazer alguma coisa muitas vezes não está no que se faz, mas sim com que se está. Não é o que acontece, mas a companhia do parceiro naquele momento.
Uma pessoa de nosso grupo um dia me disse que tinha que se impor muitas vezes frente ao seu marido para que ela conseguisse o queria. Disse que não poderia fazer todas as vontades dele porque senão ela não seria satisfeita. Eu respondi: você não me disse que o ama? Quem ama deveria querer servir o amado.
Continuei: se seu marido quiser ir ao futebol e você à praia, por amor a ele vá ao jogo. Ele quer, aquilo lhe faz bem. Você não o ama? Se sim, acho que deveria querer o bem dele, deveria querer vê-lo feliz. Para isso, deve acompanha-lo.
Ela me disse que iria, mas continuou: ‘se no próximo final de semana ele quiser ir de novo, devo ir também’? Eu respondi: ele não gosta, não faz bem? Então, os motivos para acompanha-lo continuam presentes. Porque não deveria ir? Neste momento ela me fez uma pergunta bem humana: ‘ele quer ir ao futebol toda semana. Se continuar sempre indo com ele, quando vou à praia’?
Esse é o grande problema. Vocês fazem as coisas para os outros premeditadamente. Agem esperando sempre que o outro retribua, que faça as coisas por você. Eu não estou falando em fazer pelo outro para que ganhe no futuro, mas por amor.
Quem age por amor não precisa ganhar mais nada. Ele ganha agora a satisfação de atender aquilo que a pessoa amada quer. Ganha agora ao sentir que a pessoa amada ficou feliz.
Quem cede à pessoa com quem se relaciona suplantando suas próprias vontades, age por amor, pelo bom convívio com quem se ama. Isso porque essa forma de viver com acaba com a guerra entre os cônjuges e com isso consegue que exista uma coexistência em paz.
Além do mais, o ceder à vontade dos outros não é uma sentença de morte àquilo que se quer. Pode ser que um dia a vida abra mão de fazer o que o parceiro quer e você consiga, então, viver aquilo que almeja. Neste momento, pode conseguir aquilo que deseja. Só que quem entende o que estou falando não mais fica esperando que isso aconteça.
Aquele, que por sua preocupação em manter uma relação duradoura, realiza o trabalho que estou propondo, não tem mais vontade individual. Aquele que possui o desejo de estar junto ao outro se realiza estando no lugar que ele estiver, fazendo o que fizer, vivendo o que viver. Por isso não precisa mais estar em um determinado lugar, fazer determinada coisa, viver situações específicas.
Aliás, isso deveria ser o normal, não? Quem ama deveria realizar-se no amor que sente, em fazer a pessoa amada feliz, mas o ser humano não é assim. Diz que ama, mas não se realiza no amor que sente. Por isso busca satisfazer suas vontades em detrimento da vontade do parceiro.
Sabe porque você tem vontade de fazer uma coisa e ela outra?
Participante: porque um gosta de uma coisa e outro tem um gostar diferente?
Não. Na verdade você não gosta de nada: é a mente que cria o gostar.
Participante: para que aprendamos a lidar com os outros.
Sim, para aprenderem a amar o próximo como a si mesmo. Que amor é esse pelo próximo que só existe quando ele faz o que você quer?
É só para isso que vocês possuem gostos diferentes. Todos os seres humanizados têm vontades diferentes porque eles não têm vida, mas encarnação, provação. Sendo assim, a vontade contrária do outro é só para testar o seu amor.
Participante: testar o egoísmo, também.
Testar o amor, pois quando ele é testado e realizado, você se libertou do egoísmo.

Pai Joaquim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.