quinta-feira, 28 de maio de 2015

Insegurança

A resposta que lhe dei já ajuda no seu problema, mas tem algo mais que quero falar. Você me disse que é inseguro. Vamos analisar este aspecto?
Me desculpe, mas isso não é exclusividade sua: todo ser humano é inseguro. Mesmo os que dizem que possuem segurança, são inseguros. Digo isso porque todo ser humano tem medo do futuro, tem medo da reação à ação de agora. Todo ser humano sempre está preocupado com o que acontecerá a partir do que ele está fazendo agora. Todos pensam nisso, não é só você.
Por causa disso, este é um aspecto do qual não deve se acusar. Se todos são, em maior ou menor grau, porque se acusar de ser? Se todos sentem insegurança, porque se acusar de ser inseguro? Portanto, não se acuse de ser inseguro.
Só que há um detalhe na questão da insegurança que precisamos nos ater. Quando ela chega a afetar a sua vivência da vida, ou seja, o medo faz a vivência tornar-se sofredora, o que está lhe faltando? Fé …
Quando a insegurança é capaz de provocar medo, é porque está faltando fé, ou seja, confiança e entrega.
Participante: quando a gente entende que Deus é a Causa Primária e vê tudo que acontece neste mundo, acaba ficando com medo de Deus.
Por favor, não vamos falar de Deus. Estou falando de fé apenas como confiança e entrega. Fé em Deus é confiança e entrega a Deus, mas não disse que é ela que está faltando. Falei que estava faltando a fé.
Agora, que fé falta para quem a insegurança é vivenciada com medo?
Participante: fé de que está tudo escrito?
Não. A fé que digo que lhe falta é a em si mesmo.
Está faltando fé de você por você. Não confia em si mesmo, não se entrega a si.
‘Eu vi uma vaga para determinado curso. Gostei. Vou me entregar a esse curso porque gostei e vamos ver no que vai dar. Não sei se conseguirei exercer esta profissão, mas vou me entregar ao curso porque ele me atraiu’.
Fé não é a esperança de conseguir alguma coisa, mas sim a confiança em você mesmo. É a confiança que fará aquilo que se propõe a fazer.
Participante: a falta de fé não seria falta de conhecimento prévio?
Não, é falta de se amar. Se não ama a si mesmo não se entrega a você. Se só aponta erros em si, vai se entregar a você mesmo?
Você se entrega a alguém que acha que está errado? Claro que não. Então, não se entregará a si mesmo nunca. Estou falando de falta de amor a si mesmo, pois na hora que se ama, entrega-se a você mesmo.
Volto a dizer: não existe fé no sentido de esperança de conseguir alguma coisa. O que estou falando é de uma fé que seja entrega àquilo que decida se fazer, dê no que der.
A falta de fé existe quando decidi fazer alguma coisa e começa a se questionar. ‘Será que vou conseguir? Será que devo fazer? Será bom para mim fazer’? Essa é a falta de fé em si e ela só existe porque não confia em si mesmo.
Não existe pessoa mais importante neste mundo para você do que você mesmo. Isso não é ser egoísta, mas amar a si mesmo. Egoísmo seria dizer que você é o melhor. Isto é um egoísmo porque existe um pensamento a partir de um eu visando que ele leve vantagem individual. Não é disso que estamos falando.
‘Eu confio em mim mesmo. Se sou o maior vagabundo ou a pessoa mais burra do mundo, sou a melhor nisso. Me reconheço e me amo do jeito que sou’. Isso é fé em si mesmo, confiança em si mesmo que nenhum ser humano tem. Porque?
Porque tem medo de perder. Você não tem fé em si mesmo porque tem medo de perder.
Lembra quando veio aqui outras vezes? Você me falava de uma paixão por outra pessoa. Lhe pergunto: onde está essa paixão agora? Onde ficou a frase que me dizia: não posso viver sem essa mulher? O que aconteceu com essas coisas?
Participante: acabou tudo …
Pois é, tudo nesta vida acaba, tanto faz se é vitória ou derrota. Se isso é verdade, porque ter medo de perder? Porque não arriscar? Não importa se ganha hoje; amanhã acabará perdendo.
Portanto, não tenha medo de perder. Isso faz parte da vida, é circunstância presente em todas elas. Um dia irá ganhar, mas em outros certamente perderá.
O que não lhe deixa pensar em si mesmo, o que não deixa se amar, é o medo de se entregar a si e mais à frente acabar perdendo. É isso que precisa trabalhar em si mesmo.

Pai Joaquim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.