segunda-feira, 4 de maio de 2015

Maldade não existe

Maldade não existe. A agressividade é uma defesa violenta do individualismo.

Participante: Por parte do ego?

Na verdade não é do ego, porque é você que se individualiza quando acredita nas realidades criadas pelo ego. O ego é simplesmente a verdade; é você que por defender o ego se torna individualista.

Portanto, não é o ego que é individualista, mas você que acha que é o ego e quer defendê-lo dos outros. É você que parte do princípio que o ego está sempre certo enquanto que aquele que se liberta do ego parte do princípio que não sabe nada, mesmo que a personalidade saiba. O ser universal parte sempre da ideia que não sabe nada, pois tem consciência que se acreditar em algo terá formado uma verdade relativa.


Na verdade, o individualismo nasce quando o espírito se apega àquilo que está na mente da personalidade transitória como verdadeiro…


Sendo isso verdade, o ego não é individualista: ele é o diabo. Ele propõe as verdades e você cede à esta tentação utilizando o seu individualismo.


Voltando, então, ao tema que estávamos falando, volto a afirmar que a agressividade é a defesa violenta das verdades do ego. Ou seja, uma exacerbação do individualismo.


Para podermos bem compreender esta vida temos que desmistificar algumas idéias. Uma delas é a agressão. Saiba que ninguém agride ninguém; todos se defendem dos outros. Aquilo que vocês chamam de agressão nada mais é do que a defesa ao seu individual, ao seu eu material, ao seu ego.


Para poder ver isso mais claramente pergunto: alguém agride quem concorda com ela? Não, toda agressão surge depois de uma discordância, ou seja, surge depois que uma verdade ou padrão de comportamento é contestado. Viu como é defesa?


Então, na verdade ninguém lhe ataca: está se defendendo de você… Na verdade foi você que a atacou antes contrariando alguma verdade ou padrão de comportamento dela.


Portanto, quando alguém vier lhe atacar, não fique ofendido: deixe-o defender-se de você…
Mas, como aceitar ser agredido: oferecendo a outra face… O ensinamento de Cristo. Se alguém lhe agride, ofereça a outra face. Não tente se defender: doe a ela a razão…
‘Você acha que eu não presto? Então está certo, eu não presto…’
Participante: Só isso?


Não, tem que fazer tudo isso… Sim, o que estou falando é muito mais complicado do que você imagina. Fácil é reagir dentro das normas do planeta, ou seja, você ataca todo mundo que lhe ataca. É fácil porque a humanidade irá lhe valorizar por ter se defendido. Agora, aquele que oferece a outra face, que perde sem luta, que não reage a uma agressão é chamado de bobo… Como o julgamento da humanidade é importante para você, é muito mais difícil doar a razão…


Participante: Realmente querer corrigir o outro não é certo…
Pior do que querer corrigir é achar que sabe a verdade para corrigir o próximo. É pior porque ninguém corrige outra pessoa se não achar que está com a verdade e que o outro está errado.
Portanto, quem quer corrigir o outro tem soberba, julgamento, acusação, crítica e outras coisas que são expressões do individualismo.


Enfim, se alguém lhe chama de errado, não queira provar que está certo. Se alguém, então disser que deve se mudar, responda: ‘deixa eu fazer errado…’

Pai Joaquim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.