terça-feira, 26 de maio de 2015

Medo do futuro

Com relação ao seu relacionamento amoroso de agora, o mesmo erro que cometeu no passado, está repetindo. Por medo de perder mais à frente, está querendo dominar a sua parceira, querendo dizer o que ela deve fazer e como deve ser. Faz isso para que mais à frente não perca.
Essa tentativa de domínio existe por causa do medo de perder. Tornando-se o dominador se considerará tranquilo, sem medo de perder. Só que quem busca essa segurança acaba convivendo com a perda. A vida é assim: quando vocês acham que conquistaram, ela vem e toma.
O que estamos falando agora é outra coisa que precisa haver num relacionamento entre homem e mulher: o medo de perder no futuro.
Participante: o senhor está dizendo que o casal deve conviver com o medo de um perder o outro?
Sim. Um deve ter medo de perder o outro no futuro.
Participante: para se preocupar com o outro?
Para se preocupar com o presente.
Já reparou que a maioria dos casamentos acaba com sete anos? Porque? Porque os cônjuges acham que depois deste tempo todo juntos não há mais perigo do casamento acabar. Por isso param de nutrir a relação, param de sustentar o casal. Com isso a separação acontece.
O medo de acontecer uma separação, deve existir, mas o medo fazer as coisas erradas, de tudo dar errado, não deve ter. Na verdade, não é que não deve ter, mas não adianta ter, pois você não tem domínio sobre nada. Portanto, deve ter medo de perder, mas não deve ter de fazer coisas erradas.
Participante: agora o senhor complicou …
Eu sei; fiz de propósito. Vou colocar de uma forma muito minha: você não deve ter medo do futuro, mas deve ter medo dele. Vou tentar lhe explicar isso.
Você deve ter medo do futuro quando faz alguma coisa agora. Porque? Porque ele será um reflexo do que fez hoje. Se não tiver medo dele, agirá hoje imaginando que nada do que faz hoje lhe leva a determinadas reações.
Você não deve ter medo do futuro quando se fala do resultado do que fez hoje. Não deve ficar com medo de perder no futuro como reação ao que fez hoje. Deve ter medo de perder o que tem hoje, mas não deve temer a perda. Compreendeu?
Participante: não devo temer o futuro porque tudo é efêmero. No entanto, devo ter medo do futuro para poder prestar atenção no agora.
Exatamente.
É muito difícil colocar esse assunto em palavras, porque trata-se de elementos que não estão acostumados a trabalhar no dia a dia. O medo do futuro que estou falando é para o arriscar. Não deve temer o futuro para poder arriscar agora, mas deve ter esse medo para poder repensar o momento de agora, para agir com maturidade no presente.
Isso é importante para um casal, pois se você não tem medo de no futuro perde-la, não vai agir agora tentando preservar a relação. Agora, esse medo não pode lhe dominar, ou seja, não pode fazer você ter medo da existência de uma probabilidade de separação, porque com isso a relação também não será feliz.
Como disse, é muito difícil falar disso, mas deve existir as duas coisas: o medo do futuro sem o medo de perder nele.
Acho que com isso resolvo o seu problema com referência aos relacionamentos, não?
Pai Joaquim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.