segunda-feira, 27 de julho de 2015

SOFRER COM A ELEVAÇÃO ESPIRITUAL

SOFRER COM A ELEVAÇÃO ESPIRITUAL - 1/4

• A posse, a paixão e o desejo não podem ser eliminados

Uma pessoa me fala que apesar de conhecer os ensinamentos que trazemos e que afirmam que Deus é Causa Primária de todas as coisas e falam da necessidade de despossuir as coisas materiais, ela ainda sofre muitas vezes por não ter ou não conseguir ter aquilo que deseja. Fala que quando se lembra dos ensinamentos fica até fácil, mas que logo depois os esquece e por isso sofre. Sofre por não ter ou por não conseguir ter o que quer. 

Acho que essa pessoa que me mandou esta questão poderia ser a porta estandarte do nosso grupo, pois isso é algo comum a todas as pessoas que dizem buscar a elevação espiritual, sejam espiritualistas ou não. 

O ser humano, a mente humana, é movida por anseios, desejos. Ela não sabe trabalhar sem desejar nada. Estamos falando do tripé que Buda ensinou que é a base das formações mentais: posse, paixão e desejo. 

Toda formação mental de uma personalidade humana é gerada a partir deste tripé, ou seja, a posse, a paixão e o desejo, estão presentes em todos os pensamentos. Mais: não há como deixar de estar. 

É preciso entender que o universo é imenso, seja ele material ou espiritual. Em todos os cantos deste universo, sejam planetas, estrelas, sóis ou espaço entre eles, há vida inteligente, com inteligência. Pode não ser o que vocês conhecem como inteligência, mas há vida com inteligência em todo canto. Até porque o universo inteiro é povoado por espíritos e a inteligência é um atributo do espírito. 

O que diferencia os seres universais não são os lugares que eles habitam, mas sim as características da inteligência que eles possuem. Ser um habitante de Plutão, por exemplo, ou de Vênus, é ser um ser que possui uma inteligência com determinada característica. Dizer-se como habitante da Terra é ser um ser que possui uma inteligência com outras características ou que funciona de uma forma diferente daqueles. 

No caso dos terrestres, viver com posse, paixões e desejos é o que caracteriza suas inteligências. Elas é que constituem a forma de operar, de existir da inteligência terrestre. Então, respondendo a essa pessoa e a todas que passam pela mesma situação, como dizendo: se você for esperar não ter desejos, posses e paixões para poder ser feliz, acho melhor esperar sentado, porque isso demorará muito. 

É impossível deixar de tê-las. O ser só deixará de viver criações mentais que não contenham estes elementos quando não estiver mais ligado a uma personalidade humana, uma personalidade da Terra. Quando isso acontecer, ele estará ligado a outra personalidade de outro planeta que será constituída por outras características que servirá para o funcionamento da inteligência. 

Portanto, o caminho para acabar com o sofrimento não é extinguir as posses, paixões e desejos. Se não é esse, qual é, então, o caminho para a felicidade? Aprender a ligar com estas caraterísticas mentais. Isso se faz tendo posse, sem possuir, ter paixões, sem estar apaixonado e ter desejos sem desejar.

Esse é o segredo da felicidade. Não espere que a mente vai mudar e deixar de usar destas características apenas porque você ouviu ensinamentos que dizem que elas não devem existir. Isso não pode acontecer.

Na verdade, o que poderá acontecer é que a sua mente usará toda e qualquer informação que receber submetendo-as ao tripé das suas características. Isso quer dizer que qualquer novo elemento que tiver conhecimento nesta vida será tratado pela personalidade humana com a utilização da posse, paixão e desejo. 

Isso é muito importante que os seres humanizados entendam. Conversamos muito sobre elevação espiritual nos últimos quinze anos, fora o tempo que já passaram em contato com outras fontes que falaram do mesmo assunto, mas ainda não entenderam que a mente humana transforma esta busca num desejo, que a vivencia com paixão e quer realiza-la através da possessão. 

É este detalhe que não compreendem: tudo o que entra na mente é usado pela mente dessa forma, é submetido à ação deste tripé. Por causa desta incompreensão, saem desenfreadamente buscando uma elevação espiritual seguindo as formações mentais e com isso, apenas conseguem uma nova vivência que ainda é subordinada às características da mente. Mantendo-se apegados à estas características o que podem ter conseguido se o conseguir algo depende da libertação delas? 

Eis aí a questão que leva ao sofrer por não conseguir colocar em prática os ensinamentos, que é uma das questões desta pergunta que estamos respondendo agora. 

Qual a solução para este sofrer? Buscar a elevação espiritual sem posses, sem paixões e sem desejos. Como se faz isso? Vamos conversar agora.

SOFRER COM A ELEVAÇÃO ESPIRITUAL - 2/4

• Elevação sem posse

O que é posse? Possuir é querer determinar o destino das coisas. Determinar como elas estarão, serão e funcionarão. Quando busca a elevação espiritual com posse, na verdade é guiado por uma busca com previsão do que acontecerá.

Estou falando de pensamentos que dizem; ‘vou colocar o ensinamento em prática e não vou sofrer’. Quem disse que isso acontecerá? Pode ser que muitas vezes ao usar Deus como Causa Primária ainda sofra. Pode ser que quando usar o desapego para poder aceitar algum acontecimento da vida, ainda acabe sofrendo. 

Não existe a lógica que vocês aplicam às coisas. Quando se acredita que ela exista, então surge a posse. 

Imaginar que apenas usar um determinado ensinamento como instrumento da caminhada levará ao fim do sofrimento é ter posse. É a mente, que tem como característica a possessão, o querer determinar o que acontecerá, que trabalha desta forma. Só que isso não é real, não é verdadeiro.

Para realmente conseguir a elevação espiritual é preciso agir sem acreditar num determinado futuro motivado por aquela ação. ‘Usarei o ensinamento Deus Causa Primária de todas as coisas na minha caminhada. Se com isso conseguir não sofrer, bom, mas se mesmo assim sofrer, com também’. Esta é a consciência que aproxima o ser de Deus. 

A elevação espiritual se alcança quando a utilização dos ensinamentos é feita sem querer se determinar um futuro para si. Essa é a realidade, mas há um grande aspecto nesta questão que vocês até hoje não entenderam. 

Todos que me conhecem já ouviram falar que existe a mente e você. Já me ouviram dizer que é preciso se desligar da mente. Apesar disso, continuam imaginando que são vocês quem pensam, que sofrem, que choram, que fazem e acontecem. Isso é irreal. Nada do que lhe é consciente é criado por você. Tudo é criação mental.

Portanto, não é você quem está querendo a evolução espiritual, mas a sua mente. Ela diz que quer e sabe qual o trabalho, só que processa o processo da evolução submetido à posses. Impossível de se conseguir, pois ninguém pode prever o futuro. Como já disse por diversas vezes, no mundo espiritual dois mais dois dificilmente dá quatro. 

Portanto a solução para quem busca caminhar em direção a Deus não é planejar o que e quando usar, nem muito menos na utilização de algum ensinamento esperar esse ou aquele resultado. Ela se consiste em sem saber o que usou, se deu certo ou não, é caminhar, é tentar se libertar das ações mentais. Apenas com esta intenção, certamente você já deu um passo para frente.

SOFRER COM A ELEVAÇÃO ESPIRITUAL - 3/4

• Elevação sem paixão

O que é ter uma paixão? É viver alguma coisa com uma emoção específica.

Veja, não estou falando de paixão no sentido de gostar, porque não gostar também é ter uma paixão. Não estou falando na paixão como achar bonito, porque o não achar dessa forma também é uma paixão. Sempre que você tem alguma emoção específica com relação a determinadas coisas, ali há uma paixão. 


Agora, repare se você não faz a sua busca da elevação espiritual apaixonadamente? Veja se não faz uma elevação espiritual porque acha que deve fazer. Isso é uma emoção. Se não faz porque acha que será melhor para você. Isso também é uma paixão. Se não está achando que não deve sofrer ou se o realizar lhe traz felicidade. Isso é outra paixão.


O que estou lhe perguntando é como quer se libertar das paixões se ainda mantém a paixão por se libertar delas? Isso é impossível. 


Esse é outro detalhe que vocês precisam trabalhar. Devem fazer a elevação espiritual não porque é o melhor, porque é o certo, porque gosta disso, porque acha importante. Deve fazer sem nenhuma destas emoções, ou seja, fazer porque está fazendo. Fazer porque a sua vida vive nesta gira, nesta seara. 


Você é uma pessoa que por qualquer motivo, isso não importa, está inserida no contexto de busca espiritual. Portanto, isso faz parte da sua vida e apenas por este motivo deve realiza-la e por mais nenhum. Agora, outras pessoas não têm a menor preocupação com isso. Elas têm a vida delas e vivem do jeito que as suas vidas correm.


Portanto, não faça porque é o melhor, porque é o certo, mas sim porque a sua vida está vibrando neste assunto, nesta busca. Vivendo dessa forma, não importa se consegue ou não, não sofrerá. No entanto, enquanto achar que ter esta realização é o certo, o bom, o melhor, sabe o que acontecerá? Cobrará resultados do seu trabalho.


Quem entra num processo buscando o melhor para si, espera que isso aconteça. Vai que o resultado não seja realmente o melhor para você, como viverá?


Estou falando assim porque apesar de dizer que está buscando se afastar das coisas materiais, a sua mente continua sabendo o que é melhor para você. Tendo esta consciência, ela usará isso para julgar o resultado do trabalho da elevação espiritual que será ela mesmo que realizará e determinará o fim.


Fazer a elevação espiritual com paixão é esperar determinados resultados. Neste caso, me desculpe, mas pouco importa qual seja o resultado, não há elevação alguma, pois você ainda está preso a uma intencionalidade. 


Portanto, para que não sofra com esta questão, faça por fazer, quando fizer. Quando não fizer, não fez. Se fizer, faça sem esperar resultados, sem posse. Assim não terá motivos para sofrer, nem por estar sofrendo.
Enquanto estiver fazendo porque acha bom e certo, esperará um resultado, que não é sofrer. Se este sofrimento vier, por fazer parte da provação, do processo de elevação, ele precisa vir sempre, sofrerá por estar sofrendo. 


Falo isso porque o seu sofrimento não é aquele que relata na sua pergunta. O seu sofrimento é o sofrer por não conseguir acabar com ele. Porque isso aconteceu? Porque trabalhou com paixão, posse e desejos.


SOFRER COM A ELEVAÇÃO ESPIRITUAL - 4/4

• Elevação sem desejo

Esse é fácil de se entender. Desejar é querer, é esperar resultados, é ansiar por alguma coisa.
Repare no que você me escreveu e veja se não está embutido nesta questão a ânsia de conseguir a elevação? Está, não é mesmo.


Você me escreveu: ‘eu queria, mas não consigo. Tem horas que realizo e outras não, porque’? Veja como suas palavras denotam uma ansiedade de fazer, de realizar. Isso é um desejo.


Ele só existe porque a sua elevação espiritual foi trabalhada com posses, ou seja, querendo determinar resultados para o trabalho, e com paixões, ou seja, sabendo o que é melhor para você. Se não houver posses e paixões, não há desejo. Não havendo a vontade, não há ânsia de ser, estar ou fazer qualquer coisa. Quando esta ansiedade não existir, o que vier é lucro, lhe satisfaz.


Eis aí, portanto, a resposta para você que me fez a pergunta e a todos aqueles que dizem que estão tentando promover a reforma íntima, colocar em prática os ensinamentos, mas que ainda sofrem quando isso não acontece ou quando a prática não leva ao que esperavam. 


A única coisa que o ser encarnado pode fazer é assistir a vida. Só que vocês ainda querem comandá-la, realizar coisas. Isso é impossível. 


Aceite a sua vida, deixe-a passar por você sem pretensão alguma, inclusive da elevação espiritual. Quando isso acontecer, poderá realizar alguma coisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.