terça-feira, 7 de julho de 2015

O que é do espírito e o que é do homem

Participante: mas, como alguém que está preso na ilusão do vício vai ter consciência de servir a Deus? Como alguém preso à matéria colocando o que vê e o corpo sente, pode estar com Deus em primeiro lugar? Pode alguém estar vivendo como um robô para provar algo e, por isso, vir a fazer um monte de besteiras e assim mesmo estar sendo usada por Deus para ajudar a evolução dos outros? E o que você diz sobre o fato de que cada um será julgado pelas suas obras, já que mesmo ajudando um pode atrapalhar outros, pois a grande maioria não vê o lado bom das coisas?
Você me faz diversas perguntas num só. Por isso, vou responder uma a uma.
‘Como alguém que está preso na ilusão do vício vai ter consciência de servir a Deus’? sabendo que o vício é apenas uma ilusão. Deixe-me tentar lhe explicar isso.
No Bhagavata Puranas, Uddhava pergunta a Krishna: a mente primordial, do espírito, é escrava da secundária, a humana? O Sublime Senhor responde: sim é. Mas, ele continua: se nós pensarmos que a mente secundária é ilusória e que a própria prisão a ela é uma ilusão, tenho que dizer que não.
A partir disso, veja: ninguém que lide com o seu vício como algo real consegue lidar-se a Deus. Porque? Porque está ligado no seu vício. Agora, aquele que sabe que o vício é uma ilusão, que sabe que ilusoriamente sua ação é tratada como vício, pode se ligar em Deus, mesmo agindo aparentemente de uma forma viciada.
A ligação a Deus é algo íntimo; a ação viciada é alguma coisa externa.
Portanto, pode se ligar a Deus aquele que reconhece que o seu vício e a sua ligação a ele, o achar-se viciado, é apenas uma ilusão. Esse pode praticar as ações do vício e ao mesmo tempo estar ligado a Deus.
Você me pergunta também: ‘como alguém preso à matéria colocando o que vê e o corpo sente, pode estar com Deus em primeiro lugar’? Da mesma forma que disse anteriormente: sabendo que a consciência secundária e a própria prisão a ela é ilusória, a mente primária é viva.
Portanto, como alguém preso às coisas da matéria pode viver em Deus? Sabendo que essa ligação é uma ilusão. Sabendo que ele não é o ser humano, não é a matéria, que não está vivendo nada daquilo. Sabendo que apenas está tendo a ideia de ser, estar e fazer alguma coisa.
Quando o ser compreende que ele era antes de existir e continua sendo a mesma coisa agora e o que aparentemente parece ser, mas não é, continua ligado a essa matéria, mas pode dedicar-se a Deus porque sabe que essa prisão é apenas uma ilusão.
Vamos a outra questão: ‘pode alguém estar vivendo como um robô para provar algo e, por isso, vir a fazer um monte de besteiras e assim mesmo estar sendo usada por Deus para ajudar a evolução dos outros’? Pelo menos é isso que O Livro dos Espíritos fala …
Neste livro é dito que a encarnação possui um outro objetivo. Por ele, o espírito toma um corpo de acordo com o mundo onde vai habitar para ali, sob as ordens de Deus, trabalhar pela obra geral. Nesta passagem não é dita que esta contribuição é feita fazendo coisas santas, certas ou santificadas, nem exclui a possibilidade de ter esta participação fazendo coisas erradas como vocês chamam.
Portanto, se este livro, que é ditado por um mestre, não coloca nem exclui nenhuma destas opções, sim, pode fazer isso ao mesmo tempo estar contribuindo para a obra geral.
Mais uma questão que você levanta: ‘e o que você diz sobre o fato de que cada um será julgado pelas suas obras, já que mesmo ajudando um pode atrapalhar outros, pois a grande maioria não vê o lado bom das coisas’?
Na verdade todos os problemas que vocês vivem no tocante à compreensão dos ensinamentos é não separarem o espírito da matéria, o ser universal do humano. Quem é julgado é o espírito e não o ser humano. Se separassem, poderiam entender o que digo.
O espírito não pratica o que o ser humano faz. Pode ser convivente com isso, mas necessariamente não. Por isso, ele não pode ser julgado pelo que é feito no mundo humano, pela ação. Na verdade ele é julgado pela forma como convive com o que é praticado pelo ser humano. Por isso, o ser humano pode fazer qualquer droga, pode prejudicar qualquer outro ser desta mesma natureza, se o espírito não vivenciar isso como realidade, será julgado pela não vivência e não pela ação.
Esqueçam julgamento de ações humanas, reforma íntima da personalidade humana. Como é que o ser humano, que não é espiritual, pode obter uma elevação espiritual? Aprendam de uma vez por todas que existe um espírito e o humano independente um do outro. Trata-se de duas coisas diferentes.
Um age de um jeito para um objetivo; o outro tem a opção de agir de um jeito ou de outro. É de acordo com esta ação que receberá.

Pai Joaquim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.