segunda-feira, 20 de julho de 2015

NERVOSISMO

O sofrimento brota internamente

A pessoa que me faz esta pergunta na verdade não relata nenhum acontecimento onde vivencia contrariedades, mas afirma que muitas vezes está bem e de repente vem uma emoção trazida pela mente que o arrasta e com isso perde o bem estar que estava vivendo. Claro, isso o contraria. 

Quem não se sente contrariado quando está bem e de repente algo faz ficar mal? Creio que todos. Portanto, na verdade não importa o que está acontecendo, quando se fala em ser senhor da sua felicidade, em ter na mão o poder da felicidade, o que está acontecendo muitas vezes é até irrelevante. Esse é um aspecto interessante para conversarmos neste estudo. Vou tentar explicar o motivo dessa importância.

Mesmo já tendo dito neste estudo e em praticamente todos estes anos, que a felicidade não é algo que venha de fora para dentro, vocês ainda imaginam que ela ´dependente de algo externo. Por isso acreditam que a infelicidade também é dependente de algo que venha de fora. 

Viver contrariedades, para vocês, é uma coisa que depende de algo externo. Acham que é preciso que exista algo externo que contrarie internamente. Desculpe, mas isso não é real.
Assim como a felicidade não depende de algo externo, a infelicidade ou contrariedade também não. Diria que ela nasce, ou melhor, brota dentro de cada um. É como uma nascente de um rio, onde a água surge sob a terra. Como você não vê a origem desta água, digo que surge do nada. 

Infelicidade também é assim. Ela não acontece por causa disso ou daquilo outro. Ela brota internamente no mundo interno de cada e é este surgir que transforma determinado acontecimento em contrariedade, insatisfação ou infelicidade. Não é algo externo que gera a infelicidade. Foi ela que brotou internamente e foi aplicada no momento presente. 

Este é um conhecimento que vocês precisam ter justamente para não cair na armadilha da pessoa que me procurou com a questão que estamos conversando agora: a armadilha de imaginar que é necessário acontecer algo para que a infelicidade surja. Isso não é necessário. A infelicidade pode surgir praticamente do nada, por qualquer motivo. A coisa fica bem mais complexa porque às vezes um acontecimento onde é aplicado a infelicidade é semelhante a outros onde é a felicidade. 

É assim que a mente humana trabalha. Vocês vivem por regras, normas, por experiências e por isso imaginam que dois mais dois dará sempre quatro. Isso é irreal. Muitas vezes pode passar por um acontecimento em paz, harmonia e felicidade ou até no prazer e outras pode passar por um momento semelhante na contrariedade, na infelicidade, no sofrimento.
É isso que precisamos deixar bem claro para aqueles que têm ou querem ter o poder de ser feliz nas suas mãos. Não há regras que ditem o que lhe faz feliz e o que lhe faz infeliz. Não há elemento externos que possam gerar a felicidade ou a infelicidade. Tudo surge, brota internamente e aí o ser precisa agir internamente e não externamente.

Pai Joaquim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.