quarta-feira, 1 de julho de 2015

SERVIR A DEUS E VIVER NA MATÉRIA

O que é servir à matéria? É colocar as coisas materiais como obrigações, normas, regras, como intencionalidade primária. Aquele que serve a matéria acha que vive para trabalhar, estudar e ganhar dinheiro. Acha que essas coisas são as mais importantes desta vida e por isso vivencias como obrigação, como tendo que ser realizadas. Para aquele que serve a Deus, essas intencionalidades são secundárias.
Aquele que serve a Deus não deixa de trabalhar, de ganhar dinheiro, de comer, de se sustentar, de ter família, mas vivencia esses acontecimentos como algo secundário. Para ele, a obrigação de realizar estas coisas está em segundo plano. São coisas que são tratadas como decorrência natural da vida e não objetivos primários a serem realizados.
Aquele que serve a Deus tem como objetivo primário servir ao Senhor tendo comida emprego, estudo ou não. Ele está sempre ocupado – não vou usar o termo preocupado – em antes de tudo servir ao Pai. Colocar o seu mundo interno à serviço do Senhor. O resto, para este ser, é decorrência da vida. São coisas que acontecem.
Estas coisas podem ser alcançadas por quem serve ao Senhor? Podem ser buscadas? Claro que podem, desde que o mundo interno deste ser esteja à serviço de Deus.
Aquele que serve a Deus não se exime de nada deste mundo. Ele pode participar de momentos festivos, beber, fumar, aplicar dinheiro para ganhar mais, comprar objetos materiais. Nada é vedado para ele, porque estas coisas são apenas atos, ações, acontecimentos do mundo externo. Só que ao vivenciar tudo isso, este ser mantém o seu mundo interno em serviço a Deus.
É desta compreensão que surge o real assunto que precisamos conversar: o que é servir a Deus.

Pai Joaquim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.