terça-feira, 7 de julho de 2015

Mudar de vida

Participante: o que aconteceria num exemplo citado por você se o garoto ao qual desse conselho houvesse seguido o caminho o de se tornar um bandido? Ele só alcançará a reforma íntima seguindo o caminho oposto, ou pode alcança-la mesmo como um bandido?
Estamos falando da mesma questão que você me levantou quando perguntou sobre um estuprador chegar ao reino dos céus. Nenhum bandido vai para o reino dos céus, porque ele é um ser humano. Como este ser acaba com a morte, nenhum bandido corre o risco de ir para o reino dos céus.
Além do mais, nenhum ser humano que seja bandido existe porque tenha feito a opção por sê-lo. Isso porque o ser humano não pode optar por possuir esse ou aquele futuro.
Portanto, se o garoto, que é um ser humano, tornou-se um bandido, tudo isso existe apenas no mundo humano e seguirá até ao ponto onde aquela existência estiver determinada de ir. Por isso, não há reforma alguma a ser feita.
De qualquer maneira, lembre-se: quem pode fazer qualquer reforma no mundo humano é o espírito. Essa reforma será feita do jeito que já conversamos há muito tempo. Se o menino se torna bandido e o espírito se tornar conivente com a bandidagem do ser humano, o ser universal não faz a reforma. Se o menino torna-se bandido e o espírito que está ligado a ele não se torna convivente com a bandidagem do ser humano, o ser universal fez a reforma.
Pare de tentar sonhar que o ser humano pode fazer alguma, que pode fazer alguma reforma no seu jeito de ser. Pare de imaginar que o ser humano tem que mudar-se em algum ponto. Não imagine que existem coisas certas para o ser humano fazer e que por isso ele deve criar um destino onde estas coisas aconteçam.
Ele é uma representação gráfica de uma provação do espírito. Ele não pode fazer nada, já que é apenas um gráfico. O espírito pode; ele pode fazer tudo.
Tudo pode ser feito pelo espírito. Esse tudo que o ser universal independe do que o ser humano seja.
O humano do espírito pode ser bandido e ele não. O humano do espírito pode ser estuprador e ele não. Pode ser um mau elemento e ele não. O humano do espírito pode ser um santo e ele não.
Krishna deixa bem claro: não se julga o espírito pela personalidade humana. Apesar disso, vocês ainda acham que existem seres humanos santos, bandidos, estupradores, etc.
Não existem humanos: estas figuras são representações gráficas das provações dos espíritos. Tudo se resume ao que o espírito é e faz e nada tem a ver com o humano.
Portanto, seja qual for o tema que ofenda a sua humanidade, não se preocupe com ele, mas sim em não ser convivente com o que a personalidade humana é. Esse é o grande detalhe. Vocês ainda querem mudar a vida, enquanto estou falando em não ser conivente com a vida que possuem, não importa qual seja.
Pode ser uma vida de bandido ou de santo, não se preocupe com ela: mantenha-se sempre ocupado em não ser convivente com o que acontece dentro da personalidade humana a qual está ligado neste momento.

Pai Joaquim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.