sexta-feira, 31 de julho de 2015

Políticos

Participante: o que esperar da classe política brasileira no sentido de melhorar verdadeiramente a situação dos brasileiros, principalmente os menos favorecidos? 

O que você pode esperar da classe política atual é o que você tem. A classe política de hoje já está formada e funciona dentro de um padrão. Então, você não pode esperar nada diferente desta classe política.

Agora, e dos políticos do futuro, o que pode esperar? Essa é a grande pergunta, pois se por agora não há que possa ser feito, vamos pensar para o futuro. 

O que você pode fazer para no futuro a classe política não ser como é hoje? Criando os futuros políticos de forma diferente do que foram criados os políticos atais.

O político atual que quer levar vantagem em tudo já foi um garoto, um jovem e um ser maduro criado para levar vantagem em tudo. Quando aquele garoto se torna um político, toda a criação que teve aparece e ele age de acordo com esta natureza. 

Então, se vocês hoje estão chocados com a forma dos políticos serem, comecem a ver como estão criando seus filhos, pois eles serão os políticos de amanhã. Será que você não está criando seu filho hoje para que ele seja o melhor, para que ganhe sempre, para que leve vantagem? Será que você não está criando seu filho de tal forma que no futuro ele será igual aos políticos de hoje?

Veja, é esta a pergunta que você deve fazer – desculpe, estou falando com você, mas estou me dirigindo a todos os seres humanos, a toda humanidade. Ao invés de vocês ficarem perdendo tempo criticando os políticos atuais, porque não se concentram em formar uma nova classe política diferente amanhã? Para isso, concentrem-se em dar valores diferentes aos seus filhos do que aqueles que foram dados aos políticos de hoje. Isso é importante de ser feito hoje, porque amanhã serão os seus filhos que serão os políticos.

Aí é que está o problema. O ser humano adora criticar o outro, pois isso lhe dá uma sensação de vitória sobre o próximo, ao invés de fazer qualquer coisa para melhorar. 

Faze alguma coisa é criar o político de amanhã de uma forma diferente da que foram criados os de hoje. Mas, além disso, você também pode agir hoje para que o mundo seja melhor. 

Porque você não varre a frente da sua casa e da outra? Porque você não tira o lixo do rio? Porque não ajuda os mais pobres a construírem suas casas? Porque não vai ajudar numa escola e num posto de saúde já que os políticos não fazem nada por estas coisas? Porque acredita que isso é responsabilidade dos políticos. Não é: é sua. É sua enquanto achar errado o que está acontecendo, enquanto achar que deve ser diferente. 

São estes pequenos detalhes que os seres humanos precisam se atentar. Eles podem agir, fazer alguma coisa, fazer a diferença, mas não fazem nada. Porque? Porque estão concentrados em criticar o outro. 

Porque não querem prejudicar as suas vidas para poderem ajudar os outros. Saiba que quando você ensina ao seu filho a não prejudicar a sua vida em detrimento do bem do outro, está criando o mesmo político de hoje para o amanhã.

Esta é a resposta que eu lhe daria pelo lado humano. Pelo lado espiritual, eu lhe diria que se tudo que acontece é perfeito, tudo está perfeito. Por isso, se o político de hoje é fruto da criação de ontem, eu diria que ele é o seu carma, o carma da forma como os pais deles agiram. Então, espiritualmente falando, o que está acontecendo hoje é apenas a vivência de um carma. 

Compreenda isso e aí ao invés de criticar os políticos de hoje, ame a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Vivendo esse amor pode ser que você gere o exemplo dessa vivência para o seu filho e aí quem sabe se amanhã ele for um político, ame a Deus acima de todas as coisas ao próximo como a si mesmo, ao invés de se preocupar em ganhar...

Pai Joaquim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.