quinta-feira, 9 de julho de 2015

ALGEMAS DA VIDA – 1/6

Concentre-se no ser
Filhos,
Nos ensinamentos trazidos por Krishna, seja através do Bhagavad Gita ou do Bhagavata Puranas, há um conselho que o Sublime Senhor traz. Ele diz: concentre-se no ser, mantenha-se concentrado no ser.
Essa é uma orientação que esse mestre dá, mas que os outros mestres, com outras palavras falam a mesma coisa. Quando Cristo diz que quem acha uma pérola de grande valor sai e vende tudo o que tem para adquiri-la, está dizendo a mesma coisa. Está falando que o ser humanizado deve focar-se na busca do reino dos céus, na sua vida eterna.
Portanto, este é um ensinamento ao qual devemos dar atenção. Mas, o que é focar-se no ser, estar concentrado no espírito? O que quer dizer isso? Quer dizer que aquele que se concentra no ser, que busca a elevação espiritual concentrado no universo avalia todos os acontecimentos de uma existência pela importância que eles possuem para o espírito.
Aquele que se concentra no ser possui uma escala de valores para as coisas diferente daquela que possui quem se concentra na humanidade. Isso porque os acontecimentos em si possuem valores diferentes para a espiritualidade e para a humanidade. Porque isso? Porque a humanidade tem um objetivo e a espiritualidade tem outro. Como o objetivo final a ser alcançado é diferente, as coisas – quando falo em coisas estou me referindo a pessoas, objetos e acontecimentos – desse mundo possuem valores diferentes, pesos diferentes, importâncias diversas para quem vive voltado para um ou para outro mundo.
Esse é o recado de Krishna: aquele que busca a felicidade plena, a aproximar-se de Deus, avalia os acontecimentos humanos pela importância que eles têm para a existência eterna. Ele não se deixa levar pela importância que a mente humana, a personalidade humana confere às coisas.
Sendo este um conselho de um mestre, deveria ser seguido. Só que como Cristo também fala no Evangelho de Tomé, isso é difícil. Cristo ensina: eu vim ao mundo, mas encontrei todos inebriados, embriagados.
Esta é uma grande verdade. Todo mundo espiritual vem a vocês sempre no sentido de lhes ajudar a reconhecer o peso espiritual, o valor universal das coisas, mas vocês estão inebriados, embriagados pelos valores humanos. Por isso, na hora ‘h’, na hora das suas provações, acabam se deixando levar pelos valores humanos dos acontecimentos ao invés do espiritual.
Sim, Krishna tem razão, isso é algo importantíssimo. É algo que cada um precisa pesar dentro de si. Por isso vamos tocar no assunto.
O ensinamento de Krishna está ligado àquilo que vamos conversar durante a próxima festa em comemoração ao décimo sexto aniversário do Espiritualismo Ecumênico Universal. Lá, vamos relembrar as cinco verdades universais e logo na primeira vamos falar de algo que muitos que nos ouvem tem conhecimento de já ter sido falado: não existe o ser humano, eu sou um espírito.
Ora, de que adianta se conhecer isso, ter esta informação, saber o fato de ser espírito se na hora que a prova acontece o peso que é usado para viver aquele momento é o humano? Qual a importância, a vantagem de você saber-se espírito se no momento do acontecimento vive de uma forma humana? Acho que nenhuma, não é?
Vou comparar esta questão que acabei de levantar com outro ensinamento de Cristo. Ele fala: de que adianta você abraçar o seu amigo, isso qualquer ateu faz. Quero ver é cumprimentar o seu inimigo. Fazendo esta comparação afirmo: qualquer ateu sabe viver o valor humano das coisas. Portanto, que vantagem espera receber se sabendo que é um ser universal você não vive com os valores destes seres?
Aquele que sabe que é espírito tem que ter a plena consciência de que dele é esperado algo mais profundo do que a mera vivência dos valores que a humanidade cria para as coisas. Aquele que sabe-se algo mais do que a personalidade humana à qual está ligado precisa honrar esta crença sendo diferente daquele que imagina-se a própria personalidade
Por isso, esse tema é muito importante. Diria que ele é fundamental para aqueles que buscam a verdadeira felicidade. Por causa desta importância é que estamos mandando esta mensagem.

Pai Joaquim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.