segunda-feira, 27 de julho de 2015

Animismo

Participante: e o animismo?

Animismo é algo que não existe. Porque? Porque não existe mente. 

Mente é uma personalidade transitória à qual o espírito se liga para viver uma encarnação. Mente é o diabo, o tentador. É aquele que propõe a prova do espírito. Por isso ela só age junto ao ser e não traz reflexos para o mundo externo.

Vou dar um exemplo para que você possa entender melhor o que estou dizendo. Cristo nos ensinou que não devemos julgar os outros. Durante a encarnação, a mente à qual um ser está ligado julga alguém. Quando isso acontece, ele tem uma provação: irá acreditar na mente, ou seja, achará que aquele julgamento é verdadeiro, ou ficará firme nos ensinamentos do mestre para poder aproximar-se de Deus? 

Por isso não pode haver animismo. O raciocínio de cada ser humanizado é gerado somente como instrumento da prova e não como realizador de ações para o mundo externo. 

Esse aspecto do pensamento é dito claramente em O Livro dos Espíritos. Lá é perguntado se o há um ser desencarnado que dá o pensamento a quem está na carne. A resposta a essa questão é: sim, frequentemente é o ser desencarnado que dá o pensamento àquele que está vivendo uma encarnação. 

Sendo assim, se houve um animismo, este foi causado por espíritos fora da carne. Como esse termo é aplicado à possibilidade do próprio espírito encarnado usar de um processo mental individual para influir na atividade mediúnica e não é esse quem realiza o processo mental, não posso dizer que houve um animismo nunca. 

Se o ser humanizado não pensa, se ele não possui uma atividade mental, não há como fazer animismo. O que acontecer sempre será gerado por um espírito fora da carne e não pelo próprio médium.

Pai Joaquim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.