terça-feira, 14 de julho de 2015

Pergunta interessante

Participante: pode o ser cometer alguns atos durante a encarnação – homicídios, por exemplo – sentir prazer com isso, mas o espirito não compactuar com esse prazer e sair ileso?
Sim, o ser, que neste caso é o humano, pode praticar atos que aparentemente firam o que a mente chama de lei de Deus e o espírito vivenciar estes mesmos atos sem ferir esta lei.
O que o humano vive e o que o espírito vive são coisas diferentes. Podem se tornar iguais. Isso acontece quando o espírito não se liberta da consciência humana, ou seja, acredita naquilo que a humanidade está falando. Portanto, necessariamente o que o ser humano vive não é o que o espírito vive.
Isso fica muito claro quando lemos em O Livro dos Espírito: o ser quando liberto da humanidade possui outra forma de pensar. Quando o espírito se liberta da humanidade, não através do desencarne, mas a cada momento, outra é a sua forma de pensar, ou seja, não é a mesma forma de ver a coisa de quando está aprisionado à mente humana.
Participante: comentamos que os espíritos quando encarnam vem quase sempre melhorados que na encarnação anterior. Por exemplo: um ser que cometeu talvez centenas de crimes em uma encarnação volta a vida corporal e mesmo não conseguindo se livrar completamente desse vicio comete um ou dois atos negativos. Isso significaria um avanço enorme?
O que você fala é verdadeiro, mas se levarmos para o lado espiritual e não para o material.
O espírito volta a este mundo melhorado. Isso quer dizer que a atual situação do espírito quando se inicia esta encarnação é mais próxima de Deus do que quando começou a vida anterior. Sim, isso é verdade. O ser está aparentemente melhor agora do que já esteve.
Agora, essa aparência de melhora ainda não se consiste na própria melhora. Trata-se apenas de aparência. Vou explicar isso.
O espírito entre as encarnações estuda. Com ele acredita saber. Por isso aparenta estar melhor, mas não há a certeza de que o que foi estudado é sabido ou se foi apenas conhecido. Só a encarnação pode dizer se ele realmente está melhor. Dirá se ele realmente aprendeu a lição ou se apenas conheceu. Então, o espírito, que aparentemente está melhor, para provar que está, aqui, ao invés de fazer centenas de atos contrários à natureza espiritual, pratica o que aprendeu entre as encarnações.
Mais uma vez digo: esses atos não são humanos. Não estou falando daquele que numa vida mata dois ou três do que matou em outra cem. Não é isso que estou dizendo. Estou falando de atos espirituais. Estou falando de espíritos que em outra no mesmo assunto, no mesmo tema, numa mesma emoção se apegou à mente humana cem vezes e nessa encarnação se apegou apenas duas. Esse espírito que aparentemente era melhor dessa forma provou agora que sim, que realmente está melhor.
Isso não quer dizer que tenha vencido completamente aquela tentação. O que estou dizendo é que ele se melhorou.
Levando a sua pergunta para o aspecto ato espiritual, sua colocação está perfeita. Agora, se levar os atos que citou para ações humanas, seu pensamento está equivocado. Para provar a melhora, pode até ser que os atos humanos que vocês imaginam que é contrária a lei de Deus sejam mais praticados do que em outras vidas.
Portanto, o ato humano não conta. O que conta realmente é o ato espiritual.
Pai Joaquim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.