segunda-feira, 20 de julho de 2015

Aja em si mesmo

A busca da felicidade, deter o poder de ser feliz, passa por aceitar não ganhar. Como pode fazer isso se vive o tempo inteiro inebriado pelo ganhar, pelo poder de ter acertado e saber o que os outros estão fazendo?

É esse o detalhe que está por trás da sua pergunta. A sua dificuldade em não conseguir agir em si mesmo, apesar de ter conhecimentos sobre o funcionamento da mente e apesar de ver o caminho para os outros, nasce justamente da sua sensação de poder, de vencer. 

Liberte-se um pouco de ficar observando os outros. Quando a mente disser que o outro está errando no caminho que ele tomou, diga a ela: ‘não sei’. O problema é que ao invés disso, você acaba aceitando o que a mente diz saber e ver. Com isso, passa também a saber e a ver. 

Quando ela disser que alguém está fazendo o que o ensinamento disse para não fazer, responda: ‘não sei’. Se não agir assim, estará aceitando implicitamente a busca da vitória individual e quando chegar a hora da mente usar deste mesma intenção nos seus próprios egoísmos se tornará mais difícil vencê-la. 

Não se deixe contaminar com as verdades que a mente cria sobre o que os outros estão fazendo. Não se contamine com as certezas que a personalidade humana gera e com isso lhe dá o papel de psicólogo do mundo. Lhe dou esta orientação porque deixando-se levar pela ação do seu ego as suas próprias provações se tornarão mais difíceis. No momento de agir em si mesmo não aceitará não ganhar porque está inebriado pela sensação de vitória. 

Ninguém sabe, ninguém conhece o caminho da felicidade, a não ser no próprio momento em que surge a caminhada. Não existem mapas, roteiros. A cada momento é preciso caminhar para frente e só pode fazer a sua própria caminhada. 

Você não pode antever a caminhada do outro. Não pode saber qual a caminhada melhor para o próximo. Na verdade, pode sim: dentro da missão de cada um, dentro do objetivo da encarnação de auxiliar a Deus na obra geral. Só que quando isso acontecer, ou seja, quando falar alguma coisa ao outro, não deixe a mente lhe dizer que você acertou, que agiu corretamente, que aquele estava realmente errado.

Você não sabe nada da vida: tudo é declarado pela mente. No entanto, imagina ter a certeza do que o outro está vivendo. Por isso lhe digo que quando a sua mente lhe disser alguma coisa a este respeito, pode ter a certeza de que ela está lhe enganado, está lhe prendendo à sensação da vitória para futuramente lhe levar ao sofrimento. 

É essa certeza que está atrapalhando a sua própria caminhada. Por isso, estou lhe dando esta orientação que imagino que vai auxiliar também outras pessoas.

Por mais que ache que compreendeu o que precisa ser feito à partir dos ensinamentos, aja apenas junto a si mesmo. Se a vida leva-lo a falar para alguém, se ela acontecer aplicando o ensinamento em outro, jamais tenha a certeza de que acertou, jamais tenha a convicção que o problema é aquele que está apontando. Deixando-se levar por estas convicções se inebria com a sensação da vitória e com isso torna-se mais difícil o seu próprio caminhar.

Pai Joaquim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.