segunda-feira, 20 de julho de 2015

NEBRIADO PELA VITÓRIA

O egoísmo dos outros

Na pergunta que me é feita desta vez, alguém diz que cada vez mais se aproxima do controle da felicidade, do conhecimento das amas que pode utilizar para viver dentro deste estado de espírito, mais se torna difícil vencer os obstáculos. Ao mesmo tempo, para ele parece mais fácil ver a ação do egoísmo da mente nos outros, ver os outros deixarem se levar pelo egoísmo. Por este motivo, essa pessoa me pergunta: porque isso acontece? A resposta é muito simples e vamos conversar agora sobre este tema.

Primeiro detalhe. Todo sofrimento nasce de um egoísmo não vencido, dominado, do qual não foi se libertado. Esse é um detalhe fundamental. É a característica egoísta da mente que leva a justificação do viver um sofrimento. Quando um ser aceita o que ela cria, aceita a ideia que ele cria, a consciência que ela gera e que é fundamentada no egoísmo, o ser sofre, vive o sofrimento que ela criou.

O que quer dizer isso? Vamos tentar entender a questão do egoísmo de uma vez por toda para que possamos dar, então, a resposta à essa pessoa. 

Egoísmo é pensar, viver, ter valores para acontecimentos da vida formados a partir de um eu, a partir das verdades individuais de cada um, e com o objetivo que este eu se sobreponha ao próximo. Isso é egoísmo. Viver isso, ou seja, viver o mundo a partir dos seus critérios e verdades esperando que eles sejam aceitos por todos, é viver em egoísmo. 

Quando se repara a vivência desta forma em outras pessoas é simples, é fácil. Por que isso? Porque a mente aponta as falhas dos outros, aponta a aplicação de verdades para poder ganhar do outro. 

Só que a mente como é egoísta por natureza, não consegue fazer isso, ou seja, aplica, mostrar isso, de uma forma sem intenções. Ela mostra o que os outros fazem, mas faz isso apontando a existência de um erro. Com isso, não está pensando em ajudar ninguém, nem a si mesmo, mas apenas obter uma vitória para si mesma. 

Acontece que a questão de querer obter uma vitória individual não é claramente exposta pelo pensamento. A mente camufla, e por isso já disse que ela é hipócrita, esses pensamentos em atitudes que são consideradas louváveis: ‘eu posso ajudar o outro porque sei onde ele está caindo’. 

Acreditando nisso, você sai pelo mundo imaginando ter conhecimento sobre os outros e julgando a todos que aparecem na sua frente. Pior: ao viver desta forma, ainda acha que está fazendo algo de muito bom para os outros. Só que na verdade a mente está querendo a sua própria vitória. Por entrar na dela, por acreditar no que diz, você acaba vivendo a mesma intencionalidade. É deste conhecimento que começa a nossa resposta.

Pai Joaquim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.