quinta-feira, 9 de julho de 2015

ALGEMAS DA VIDA – 5/6

Princípio das coisas
Agora posso falar da terceira algema de hoje. Como disse não é a última, mas é algo que preciso salientar hoje.
Estou falando do conhecimento do princípio das coisas. Este tema é uma das coisas que desvia a atenção daquele que quer aproveitar esta encarnação e aproximar-se de Deus.
Conhecer o princípio das coisas, saber como elas funcionam, de onde vêm, para onde vão. Esses são assuntos que lhes aprisionam ao mundo humano. Porque isso acontece? Porque o espírito vive apenas o presente, o que se encontra nele e da forma como aquilo se encontra no aqui e agora. Ele não se interessa em pesquisar de onde veio, como foi formado, porque acontece daquela forma. O espírito vive apenas o que lhe é apresentado.
É como Krishna ensina no Bhagavata Puranas: o verdadeiro sábio não possui outro lugar para guardar a sua comida que não o seu estômago. Ele não armazena informações, não possui memória, não sabe o que aconteceu antes. Apenas se alimenta daquilo que está presente no momento.
Este é outro elemento importante porque a vida o usa para prender o ser universal à vida humana. Trata-se de outro elemento que faz o ser encarnado divagar e com isso desconcentrar-se da busca espiritual.
O ser humano dá muito valor ao conhecimento, ao saber, a origem das coisas. Porque será que ele possui esta característica? Porque é tão apegado a querer conhecer como as coisas funcionam? Porque quer ter o controle de tudo.
Ele quer controlar a sua vida, quer que ela esteja sob as suas rédeas para poder conduzi-la de tal forma que ele acabe tendo uma vitória, ganhando e nunca perdendo. Para o ser humano, para aquele que se concentra no mundo humano, a descoberta do princípio das coisas é algo fundamental para poder exercer um fictício controle sobre a vida e assim conseguir extrair dela aquilo que lhe interessa.
Mas, para aquele que se diz espiritualista, que sabe que era antes de existir, que continua sendo aquilo agora e depois que não mais existir como agora, que sedução tem nesta busca de conhecimento? Nenhuma. Isso porque ele não quer ter controle algum sobre nada porque não se interessa em ganhar, em levar vantagem.
É isso que precisam entender. Para aquele que busca extrair desta vida algo que seja útil para a existência eterna, a sedução por assuntos que dizem respeito à descoberta do princípio das coisas é algo que apenas o inebria com os elementos materiais e que, por estar neste estado, não consegue sentir a presença de Deus.
Mais uma vez quero fazer uma ressalva. Não estou dizendo que não possa fazer perguntas sobre estes assuntos, que não possa debater estes temas, que não posso conversar sobre eles. Isso são atos, por isso não falo sobre estas coisas. O que digo é que não pode deixar que tal busca afete o seu mundo interno, que cubra a sua busca da elevação espiritual.
O que estou querendo dizer é que não pode deixar que essa sedução encubra a sua consciência de tal forma que não consiga aproveitar a encarnação para a elevação espiritual.

Pai Joaquim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.