sexta-feira, 31 de julho de 2015

DORMIR BEM

DORMIR BEM - 1/2

• O som que ouvimos

A questão que agora me é apresentada também não é inédita. Muitas pessoas já me fizeram esta reclamação.

Alguém me diz neste momento que seu vizinho coloca música muito alta em casa e por isso quem me fez a pergunta não consegue dormir e no outro dia rende pouco e tem mau humor, pois está com sono. Acho que isso é uma situação que muitas pessoas vivem. Por isso, vamos tentar analisar esta questão. 

Como venho dizendo, quando se busca deter o poder da felicidade, a primeira coisa que precisamos nos ocupar é em conhecer o que realmente nos incomoda, o que nos faz viver contrariedades. É importante buscar isso, pois esta informação nunca está disponível na superfície do pensamento do momento. Por isso, vamos realizar agora esta busca.

A pessoa me diz que a música do vizinho a atrapalha e por isso não dorme. Pergunta: tem alguém que durma com música alta no vizinho? Tem. Existem muitas pessoas que conseguem dormir mesmo quando a música da casa ao lado está alta. 

Ora se existem essas pessoas, porque você não dorme mesmo com a música alta? Esta é uma questão que você precisa se fazer para poder chegar ao âmago da sua contrariedade. 

Sei que vocês me dirão que questão de dormir com barulho ao lado é coisa que varia de um ser humano para outro. Existem pessoas que conseguem se desligar mais do que está acontecendo e com isso dormir mesmo no meio do maior barulho enquanto outros não. 

Só que quando me respondem deste jeito, apesar de imaginarem que apontaram uma verdade, acabaram de me mostrar o problema da insônia. O problema não está na música alta, mas no não desligar-se dela. 

Na verdade o que incomoda a sua vida não é a música do vizinho, mas sim o fato de estar ligado nela. Mas, porque está vivendo esta ligação? Porque você não queria que o vizinho ouvisse música naquele volume. 

Veja: o problema não é a música, mas sim você. O problema é sua mente que está operando dentro da ideia de perder, que está mostrando uma derrota individual enquanto lhe manda sonhar com uma vitória.

O que a mente quer é ganhar dos outros. Por isso, quer que todos ouçam a música que ela quer, na hora que quiser ouvir e no volume que considerar adequado. Pouco importa o que está acontecendo; o que a sua mente quer é sempre subordinar os outros aos seus anseios e com isso obter uma vitória individual.

Esse é o problema. É por conta desta busca de vitória que você sofre insônia e não por causa da música. Se não dependesse de ganhar dos outros para ser feliz, você conseguiria dormir mesmo com o mais alto som ao seu lado. 

Para voltar a dormir bem, eu lhe aconselho a se desligar da música do seu vizinho. Para isso, é preciso se desligar da ideia de que deve ser o senhor do aparelho de som que está tocando. Se ele está na casa ao lado, é o seu vizinho o senhor do botão do volume de não você. Precisa se desligar da ideia de que todos devem obedecer o horário que você estabelece para que ouçam música. 

Desligando-se dessas coisas, consegue dormir como uma criança. Não se desligando, pode nem a música estar tocando que não conseguirá dormir, pois terá que ficar de prontidão para o caso do seu vizinho ligar o aparelho de som. 

Repare se o que estou falando não é verdade? Quantas vezes a música é desligada e você ainda fica rolando na cama sem conseguir dormir. Porque isso acontece? Por causa da raiva que vive por que o aparelho não foi desligado mais cedo. Ou seja, a música já acabou, o problema já passou, mas você, que disse que não dormia por causa dela, continua não dormindo. Porque não dorme? Porque continua ligado à música, que nem está mais tocando.

Esse é o problema nesta questão. O problema é que todos nós, como seres humanizados, como mentes humanas gostamos sempre de jogar a culpa no outros, quando nós mesmos somos o culpado de tudo que nos acontece. 

É a sua ideia de que o outro não pode ouvir o a música que quer, na hora que quiser, no volume que gosta que não lhe deixa dormir e não o tipo da música ou o volume dela. Por isso, busque trabalhar em si mesmo esta questão. Como se faz isso? Desligando-se do seu vizinho e da música que está tocando.

Na hora que desligar o seu ouvido da música, nem irá ouvi-la! Falo isso porque não existe ouvido que ouça alguma coisa. O que existe é a criação da ideia de haver uma audição de algum som. Porque esta ideia é criada? Para a prova do espírito. O que influencia a sua criação? A subordinação ao que é pensado. 

Cada vez que aceita a ideia de que o seu vizinho deveria já ter desligado aquele som, o seu ouvido a toca mais alto dentro de você. Faz isso para que possa vencer a sua provação que sempre diz respeito ao amor ao próximo, ao respeito ao direito do outro ser, estar e fazer o que quiser.

DORMIR BEM - 2/2

• Segredo para acordar bem

Este, portanto é o caminho para acabar com esta contrariedade que como disse no início muitas pessoas vivem. Só que uma coisa importante na questão que me foi passada que quero abordar agora. 

A pessoa me diz assim: não consigo dormir direito e no outro dia não estou bem. A partir da afirmação que vocês fazem comumente de que o estado de espírito depende do sono, pergunto: quantas horas de sono é preciso para se estar bem no outro dia? Seis, oito, dez horas. Lhe garanto que tem gente que dorme muito menos e acorda bem. Porque, então, você precisa de uma grande quantidade? 


Deixe-me dizer uma coisa: qualidade de sono não se atinge com dependência de horas dormidas. Ela é alcançada quando se dorme profundamente, pouco importando a quantidade de tempo em que isso acontece. Por isso, o trabalho de quem quer estar bem no outro dia é entregar-se ao sono. Quem faz isso, acorda bem no dia seguinte, pouco importando o tempo em que esteve dormindo.


Você pode dormir duas, três ou quatro horas por noite e acordar bem. Pode dormir dez ou doze horas e acordar mau. Isso porque tudo depende do quanto dorme realmente. Para poder se dormir realmente o que importa é como se deita para adormecer. 


Deitando para adormecer ligado, preocupado com alguma coisa material, seja a música do vizinho, o que precisa fazer no dia seguinte ou na segurança da sua casa durante a noite, acordará mau, mesmo que durma por cinquenta horas. Isso porque a mente continua trabalhando mesmo quando o ser está dormindo.


A mente não se desliga porque aconteceu o momento sono. Por isso, todo o mal estar ou preocupação com a qual o ser estava ligado no momento do adormecer o acompanha a noite inteira. 


Este é um detalhe que deve ser observado por aqueles que reclamam de cansaço, de dormir mal. Não é a quantidade de trabalho ou o tempo de sono que lhe dá relaxamento, mas sim a qualidade do adormecer. É o desligamento das coisas materiais na hora de dormir que pode garantir uma boa noite de sono e um novo dia vivido em bem estar. 


Há algum tempo eu comento uma coisa que não reparam. Muitos seres humanos sentam atrás de uma mesa e ao final do dia estão mortos, cansados. Arrastam-se para casa e jogam-se no sofá. Ali ficam se lamentando e mostrando a todos o seu cansaço. Já aqueles que são estivadores no cais do porto carregam sacos pesados o dia inteiro. Quando termina o serviço, eles vão jogar futebol.


Quem fez mais movimentos musculares durante o dia e por isso deveria estar mais cansado? Quando fazia esta pergunta as pessoas da época as pessoas me respondiam: o trabalho mental cansa. Sim, isso é verdade e este é o ponto que todos os que querem ser felizes precisam se atentar: o trabalho mental cansa ...


Sim, a sua luta diária contra a altura do volume da música do seu vizinho lhe cansa. Já a continuação desta luta durante a noite inteira, quando não há mais a música, lhe faz acordar cansado. 


Por isso afirmo que a solução para o seu problema não está na mudança do gosto musical do seu vizinho ou do volume em que ele ouve a música. Também não está em conseguir dormir mais tempo. Ela está em você mesmo. Ela pode acontecer quando você aprender a desligar-se das coisas humanas. 


Esse desligamento só ocorre quando você não quer impor aos outros o que acha que eles deveriam fazer. Por isso, lhe aconselho: doe a razão. Dê ao seu vizinho o direito de colocar o tipo de música que quiser e ouvi-la no volume que achar adequado. 


O que você precisa para acordar bem no dia seguinte é na hora que for deitar esqueça qualquer ideia que não seja a de que naquele momento irá dormir. Se fizer isso, com certeza no dia seguinte acordará descansado e não terá motivos para sofrer.


Com as graças de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.